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21.06.2010. Os benefícios da linhaça na nutrição

 (*) Nicole Pontes

Sorocaba - A linhaça é uma semente oleaginosa, proveniente da planta Linho. Atualmente, ela tem sido amplamente investigada por ser classificada como alimento funcional, ou seja, além das suas propriedades como alimento, também tem a função de prevenir certas doenças.

Pesquisas apontam que o consumo diário de fibras, antioxidantes, ácidos graxos ômega 3, entre outros, quando associado a uma dieta equilibrada e à prática regular de atividade física é capaz de prevenir contra numerosas doenças degenerativas.

É considerada um alimento funcional, por conter na sua composição além dos nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gordura e fibra) elementos que podem auxiliar na prevenção de algumas doenças, pois seu uso contínuo pode gerar um aumento da defesa orgânica, diminuição dos níveis de colesterol e redução do ritmo de envelhecimento celular. Além de tudo, é o alimento que mais contém Ômega 3.

Existem 2 tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Não há diferença na composição destes 2 tipos, já que as mesmas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantêm o mesmo potencial funcional. Acredita-se que a marrom, cultivada aqui no Brasil (clima quente e úmido) apresente uma casca mais resistente que a dourada, plantada no Canadá (clima frio). A forma de cultivo destes 2 tipos apresenta uma diferenciação. A dourada, geralmente, é cultivada de forma orgânica (isso explica o preço maior) e apresenta um sabor mais suave, enquanto a marrom exige o uso de agrotóxicos e possui um sabor mais forte.

Encontramos a linhaça na forma de semente, farinha, cápsulas e óleo. Através do grão torrado e moído temos a farinha. O óleo é extraído da prensa das sementes. Para que ele mantenha suas propriedades, é preciso ser prensado a frio sem adição de outros componentes. A linhaça em cápsula é o óleo encapsulado.

Estudos mostram que os benefícios da linhaça aumentam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muita dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Nós mesmos podemos preparar a farinha de linhaça em casa, basta triturar a semente no liquidificador.

Recomenda-se a ingestão de uma a duas colheres de sopa de farinha de linhaça por dia, para os benefícios serem alcançados. Pode ser adicionada à saladas de frutas, sopas, mingaus, iogurtes, vitaminas ou utilizada como ingredientes nas receitas de bolos, biscoitos, pães e barras de cereais.

Por conterem um alto teor de lipídios, pode sofrer oxidação, diminuindo suas propriedades nutricionais e sensoriais, por isso, deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz (embalagens pretas ou metálicas).

Alguns benefícios já comprovados em estudos sobre o consumo regular da linhaça:

• Rejuvenescedor
• Auxilia na perda de peso
• Combate a anemia
• Prevenção de câncer
• Combate a acne
• Auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa
• Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos
• Ajuda a controlar o índice glicêmico – diabetes
• Funcionamento intestinal
• Melhora as condições da pele e cabelo
• Auxilia os sistemas digestivo, imunológico, nervoso e cardiovascular

(*) Nicole A. A. M. Pontes é Nutricionista Clínica e Estética. Em Sorocaba, atende em seu consultório na R. Voluntários de Sorocaba, 70, Centro. Telefones: (15) 3224-3332 / 3231-6140 e (15) 9782-4104.

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