"VIVAcidade - ligando Sorocaba com o planeta"                          "Motorista, nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - veja a cidade"                          "VIVAcidade - a vida conectada a você"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
03.05.2010. Artigo: Sorocaba e o Tanque do Buava

 (*) José Crespo

Uma cidade sem memória, bem mais que sem passado, é também sem futuro. Toda cidade tem sua história e conhecê-la hoje é uma garantia que não repetiremos erros de ontem, em benefício do amanhã.

Sorocaba tem uma rica história, tanto no lado curioso como naqueles aspectos mais importantes e ainda hoje ligados ao nosso cotidiano. Mas é uma pena que haja pouco esforço para reavivar e manter sua memória.

Quem sabe hoje, por exemplo, que em 1917 o prefeito capitão Augusto César Nascimento Filho (nome de rua no Vergueiro), levado por alguns representantes da elite incomodados pelo bucólico canto dos carros de boi, assinou um edital proibindo que aquele som fosse provocado no perímetro urbano da cidade e por isso passou por um perereco danado, enfrentando uma greve de carreiros?

Quem sabe que em 1903 a Prefeitura trouxe um encanamento de água do córrego Cubatão (nascido na serra de São Francisco) até um reservatório no Cerrado, que por muitos anos garantiu o abastecimento de água à população?

Quem sabe que, antes disso, em 1886, o comendador George Oetterer, com seu genro Frank Speers (nomes de rua e praça no Além Linha), implantaram um encanamento de água a partir de um represamento das nascentes do Supiriri, entre a Vila Barão e o bairro do Trujilo, e que a água dali procedente abasteceu o centro da cidade até 1903, por meio de dois chafarizes colocados na praça coronel Fernando Prestes e Largo do Rosário?

Quem sabe que um desses chafarizes está hoje fixado diante da sede do Museu Histórico Sorocabano, na Vila Hortência, e outro, depois de servir à população de Aparecidinha durante algum tempo, foi removido para a então vila de Salto de Pirapora, onde está até hoje, ao lado da igreja?

E quem sabe, ainda dentro da história do abastecimento de água de Sorocaba, que do primeiro reservatório para uso da população ainda resta um sinal forte, provavelmente resultado de reformas, ocupando meio espaço de calçada na rua Ataliba Borges?

Trata-se de uma pequena edificação de alvenaria, de muitos ainda conhecido como o tanquinho do Buava - que, lá pelos idos de 1875, era dono de parte das terras onde bem mais tarde surgiria a Vila Hortência.

Buava recebeu e aceitou uma oferta tentadora da Câmara: em troca da autorização para a abertura de uma rua (do Tanque, hoje Ataliba Borges), de construção de um tanquinho e do uso de uma aguada existente em suas terras, para abastecimento da população, receberia 200$000 (duzentos mil réis) por ano.

O tanque do Buava foi de grande utilidade para a população do Além Ponte, abastecendo-a de água até 1908, quando a rede que já atendia o centro foi estendida até aquela parte da cidade.

Hoje, não existe nem sinal do encanamento que, por gravidade, trazia água da Vila Barão para ser distribuída à população através de dois chafarizes.

Hoje, não existe mais o reservatório (feito de pedra) que recebia água do córrego Cubatão para distribuí-la à população, derrubado atrás de tapumes para possibilitar a ampliação da atual estação de tratamento de água do Cerrado.

Mas hoje ainda existe a pequena, modesta e maltratada construção (na década de 90, foi atingida por um veículo descontrolado e passou por uma reforma) no meio da calçada da rua Ataliba Borges, registro físico da primeira fonte de água edificada de potável de Sorocaba.

Em janeiro último, indicamos ao senhor prefeito a restauração do simples, mas importante monumento histórico da cidade, sugerindo ainda a desapropriação do imóvel (vazio) lindeiro, para ali ser transferido e preservado o tanquinho como patrimônio público.

Já se passaram três meses daquela indicação, sem que dela tenhamos recebido qualquer resposta, por vazia e negativa que fosse, o que é lamentável. Apelamos publicamente, neste momento, para que o bom senso prevaleça e aquele marco histórico seja preservado.

(*) José Crespo é vereador em Sorocaba, deputado estadual suplente e professor universitário.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central