"Campanha contra a dengue: para evitar o acúmulo de água em pneus, fure-os e guarde-os em local seco - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - a cidade do jeito que você gosta"                          "Pratique saúde, faça caminhada diariamente - VivaCidade Serviços"                          "VIVAcidade - compartilhe a sua cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
22.04.2010. Brasília: 50 anos de corrupção

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Brasília, a capital do Brasil, completou 50 anos. Porém, já faz alguns anos que a ideologia inicial de JK, Lucio Costa e Oscar Niemeyer bate de frente com o estigma de esta cidade ser, na realidade, a capital brasileira da corrupção.

Afinal, o que há dentro daqueles prédios magnos projetados por geniais arquitetos e urbanistas? Infelizmente, Brasília tornou-se um verdadeiro celeiro de corrupção que a arquitetura já não mais consegue se sobressair diante dos escândalos mais graves nunca antes vistos na história deste país.

Certamente, os criadores de Brasília não estão nada felizes com o que esta cidade se transformou. Brasília, do jeito que está já é conhecida como a capital da "pizza", do mensalão, da impunidade, da corrupção, do "toma lá da cá", etc., etc., etc. e bota etc. nisso.

A idéia do VIVAcidade seria homenagear Brasília se a mesma estivesse em condições para isso, se fosse um grande exemplo para o país. Se ela pudesse, no imaginário coletivo, ser tão fantástica quanto a força e a rapidez com que foi construída, até hoje uma das mais ousadas obras da arquitetura mundial.

Brasília hoje é uma cidade cheia de vistosos monumentos e ao mesmo tempo uma cidade que carrega consigo os deploráveis vícios de uma classe política e oligárquica disponível e disposta a se enriquecer com o desvio de verbas públicas, utilizando-se dos velhos esquemas que toda a imprensa já noticiou.

Brasília não consegue mais lembrar boas coisas, boas idéias, bons ares. Ficou marcada para sempre como o local onde as maiores falcatruas são oficializadas e legalizadas na calada da noite sem que a maioria dos brasileiros saiba o que está por trás de cada ato malfeitoso.

Brasília, como a capital do país, deveria dar o exemplo para o Brasil. Porém, os escândalos no governo do Distrito Federal justificam seu péssimo exemplo e enterram sua idéia de ser uma cidade futurista, assim como a mesma inspirar o Brasil para ser o país do futuro, como queria a banda de rock Legião Urbana e seu legado de fãs nos anos 80.

A verdade é que, no século 21, as pessoas dificilmente acreditam na política e nos políticos, nos deputados e nos senadores. Os brasileiros, aqueles que não têm educação ou têm de forma fraca, não entendem como funciona a política, a politicagem ou a politicalha, apenas torcem e rezam para que seja feito algo por eles.

Brasília, por outro lado, ainda não perdeu o seu charme, os seus encantos, aquela foto de cartão postal obrigatória para todo turista que a visita, mas a sua imagem ideal, original, positiva e pura certamente levará mais 50 anos para ser recuperada, isso se um projeto de ética na política nacional entrar em ação.

Por Luís Renato Cruz.

(*) Equipe VIVAcidade - 22.04.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central