"VIVAcidade - você é importante na cidade"                          "VIVAcidade - comprometido com a cidadania"                          "Ter consciência ecológica é praticar cidadania - Vivacidade Serviços"                          "Divulgação na internet: a melhor maneira de fidelização de clientes - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
07.04.2010. Rio de Janeiro: a culpa é de São Pedro?

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A cidade do Rio de Janeiro, futuro palco da copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, vive desde terça-feira uma situação de caos, com boa parte da estrutura urbana danificada e ocupada pelas águas, situação que já gerou mais de uma centena de mortos.

A explicação para este fato não é São Pedro, mas é simples: A cidade maravilhosa, cujo nome tem origem a partir de uma expedição exploratória de Gaspar de Lemos, ocorrida em janeiro de 1502, quando a gigante baía foi confundida com um rio, fica entre montanhas, lagos, rios e mar, além de estar situada em uma faixa climatológica propícia a eventos tropicais como as tempestades.

Os fatores climatológicos, geológicos e geográficos são determinantes para ocorrências de desastres naturais, porém não são agravantes.

A cidade, capital federal até meados da década de 60, foi literalmente abandonada pelo poder público, principalmente o da esfera federal, que destinou todos os seus recursos para a criação, construção e manutenção de Brasília. A partir daí, a cidade do Rio de Janeiro, com a perda do poder político e sem grandes áreas industriais, como São Paulo, mas com uma rica arquitetura e belíssimas paisagens, viu no seu porto e no fomento turístico seus principais atrativos, fato que acabou por atrair grande número de pessoas do Brasil inteiro que ali fizeram suas moradias.

O Estado do Rio de Janeiro ainda preserva o segundo maior PIB do País, mas esses números não refletem o desenvolvimento social e urbano da capital carioca que, por falta de planejamento, investimentos direcionados e baixa qualidade de vida, a deixam aquém do seu potencial.

O problema social da cidade do Rio de Janeiro e o grande número de moradias em áreas de risco necessitarão de políticas públicas que vão além de suas fronteiras. Assim, o ideal seriam políticas públicas sérias em conjunto com as cidades limítrofes para a criação de zonas industriais, comerciais e residenciais integradas, estimulando a desocupação contínua das favelas instaladas em áreas de risco e a conseqüente criação de parques ecológicos e centros turísticos nestas áreas.

O exemplo de Sorocaba

Há alguns dias, Sorocaba, terra rasgada, cheia de relevos e cortada por diversas nascentes, recepcionou o vereador carioca Márcio Pacheco que elogiou a cidade com relação as políticas públicas de gestão, desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Sorocaba, com um orçamento infinitamente menor, através de planejamento e investimentos corretos, está conseguindo reduzir o número de favelas com a retirada de barracos das áreas de morros e mananciais. Mas só isso não basta. É necessário o deslocamento desses moradores com a construção de moradias corretas, incentivos à criação de Zonas Industriais e Comerciais, além da concepção de áreas de lazer, órgãos públicos e vias de escoamento da produção. Alguns exemplos que fazem parte deste conjunto são a criação do Parque Tecnológico, os grandes conjuntos habitacionais com corredores comerciais, novos polos comerciais (Shoppings) e o Sorocaba Total (Vias e Parques).

(*) Equipe VIVAcidade - 07.04.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central