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10.03.2010. Artigo: Valorizando Sorocaba

 (*) Camila Ikegiri Cardoso

Na correria da dia-a-dia, mal temos tempo para observar o quê está ao nosso redor. Passamos por alguns caminhos diariamente, mas não olhamos para as construções existentes nesse espaço.

Não vemos o que é nosso, o que pertence a nossa cidade como atrativos turísticos, capazes de chamar a atenção de visitantes. Precisamos de um olhar de pessoas de fora, para assim conseguirmos tirar as vendas que tampam nossos olhos, perante as construções históricas existentes em nossa cidade.

Sorocaba, terra rasgada em tupi-guarani, possui muitas construções interessantes a serem conhecidas. Duas delas, já foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), que é um órgão pertencente à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: o Casarão do Brigadeiro Tobias e o Mosteiro de São Bento.

O Casarão do Brigadeiro Tobias, localizado no bairro Brigadeiro Tobias, foi erguido em taipa de pilão, em estilo bandeirista (construções rurais paulistas residenciais do período colonial), no início do século XIX. Atualmente ele é sede do “Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo”, que tem por objetivo o incentivo à pesquisa sobre o Tropeirismo.

Já o Mosteiro de São Bento (Igreja Sant’Ana), foi construído por Baltazar Fernandes, antes de 1654, sendo a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, local que serviu de abrigo para a imagem que ele trouxe consigo. Com isso, deu-se início a fundação da cidade de Sorocaba. Em 1660, o Mosteiro passou a se chamar Igreja de Sant’Ana, com a construção da nova matriz, a Catedral Metropolitana de Sorocaba. Em 1982, o Mosteiro foi inscrito no livro do tombo do Condephaat. Em frente ao edifício, há um monumento em homenagem a Baltazar Fernandes, erguido no ano de 1954.

Além desses dois importantes atrativos histórico-culturais, há outros de grande relevância para a cidade. Entre eles, há a Catedral Metropolitana de Sorocaba que é a primeira igreja matriz dedicada a Nossa Senhora da Ponte (padroeira de Sorocaba), e foi erguida em 1667, em taipa de pilão. Em 1783 foi erguida a segunda igreja matriz, no mesmo local da anterior, com algumas modificações arquitetônicas. Em 1912, a nova fachada da Igreja foi feita, assim como também foram construídos os novos sinos e instalado um novo relógio, que permanecem atualmente na Igreja. Nela, há a imagem de Nossa Senhora da Ponte, em estilo barroco de 1771.

Outra construção antiga, tombada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba, é a Biblioteca Infantil Municipal, localizada na rua da Penha, por onde os citadinos costumam passar apressadamente por ela. O prédio data de 1897 e constitui-se como o único imóvel público do centro da cidade que mantém suas características do final do século XIX.

Acostumamos a entrar e sair do Mercado Municipal, mas mal analisamos o seu prédio, que foi construído em 1938, em linhas art-déco (estilo da década de 20, no qual há predomínio de formas geométricas, e linhas retas ou circulares estilizadas) em substituição a outro mercado, que existia no mesmo local e não comportava mais o volume de mercadorias. No ano de 1988, foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico.

Diariamente entramos no Terminal Santo Antônio, mas com a pressa em chegar no horário para não perder o ônibus, não percebemos o valor histórico do prédio localizado ao lado. O conjunto arquitetônico das fábricas começou a ser construído no ciclo têxtil de Sorocaba em 1913, cujas edificações também fazem parte da história da antiga sede da Ciane (Companhia Nacional de Estamparia). Durante algum tempo, foram essas fábricas que renderam à Sorocaba o título de Manchester Paulista, em comparação à cidade Manchester, na Inglaterra, famosa por suas confecções de tecidos. No ano de 1993, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico.

Muitas vezes, já observei pessoas passarem pelo Jardim Maylasky sem ao menos notarem o local. As pessoas, em sua grande maioria caminhavam olhando para o chão ou falando ao telefone. Ao redor do jardim há três belíssimas construções históricas, uma localizada no próprio jardim, que é o Museu da Estrada de Ferro Sorocabano, cujo edifício foi construído em 1910 e foi residência dos engenheiros e supervisores da Estrada de Ferro Sorocabana. O Museu é dividido em diversas salas que proporcionam aos visitantes uma viagem no tempo. Em um dos lados do Jardim, está o Palacete Scarpa, construído na década de 1920 com o objetivo de ser o núcleo do Banco União, o primeiro banco da cidade. O prédio segue o estilo neoclássico (movimento do século XVIII, que de uma maneira geral foi marcado pela simplicidade. Recebeu influências romanas, com obras marcadas pela severidade e monumentalidade; e gregas, com maior graça e pureza). Foi o primeiro prédio com três pavimentos a possuir um elevador na região de Sorocaba, no entanto, em 1970 este último foi retirado, época em que o local passou pela sua primeira reforma. Atualmente é ocupado pela Secretaria da Cultura. Do outro lado do Jardim Maylasky, encontra-se a Antiga Estação Ferroviária, que foi inaugurada em 1875, cuja idéia era ligar Sorocaba a São Paulo. Em 1929, o prédio foi reformado; e até 1998, funcionava como uma estação tradicional, com venda de bilhetes, e embarques e desembarques de passageiros.

Esses são apenas alguns dos atrativos turísticos histórico-culturais localizados na área central da cidade de Sorocaba, pelos quais, muitas vezes, passamos apressadamente, sem ao menos reparar em suas construções e estilos. Quando tiver um tempo livre, aproveite para conhecer sua cidade, analisar os prédios, monumentos, as histórias e tradições existentes. Ou aproveite, em meio a correria do cotidiano, para dar uma olhada ao redor e fazer uma rápida viagem no tempo, imaginando como seria a vida na época em que foi construído. Desfrute de sua cidade e do que ela tem de melhor a oferecer.

(*) Camila Ikegiri Cardoso é discente do 4º ano de Bacharelado em Turismo, na Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Este artigo foi publicado no caderno Turismo do Jornal Cruzeiro do Sul.

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