"VIVAcidade - comprometido com a cidadania"                          "Motorista, nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - mais profissionalismo na internet"                          "Motociclista, use sempre o capacete - VivaCidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
26.01.2010. Sorocaba e região recebem projeto cultural

 (*) Assessoria de Comunicação

A Associação Cultura Votorantim, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, começa os preparativos do início do projeto “Vozes Periféricas: Oralidade e Memória”. O projeto foi elaborado pela Associação Cultura Votorantim e teve como proponente o Sindicato.

Vozes Periféricas foi um dos 300 projetos aprovados em 180 cidades, em uma parceria inédita entre o MINC e a Secretaria da Cultura do estado de São Paulo.

O projeto “Vozes Periféricas: Oralidade e Memória” irá produzir uma cartografia de caráter documental, em áudio e audiovisual, sobre os processos culturais produzidos e gerados na periferia, pelas pessoas que compõem este cenário, evidenciando memórias orais, desejos, manifestações artísticas, depoimentos, desabafos, especificidades e especialidades, dando rosto e voz à periferia.

O Projeto foi elaborado e apresentado ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, pelo produtor cultural Werinton Kermes e pela semioticista Míriam Cris Carlos, que em 2000 desenvolveram o projeto Vídeo Memória (LINC-Sorocaba), no qual colheram depoimentos em vídeo e transformaram estes depoimentos em documentários sobre temas e pessoas da história contemporânea da cidade de Sorocaba.

Werinton conta que um estúdio móvel (veículo adaptado e customizado), com aparatos tecnológicos para captação, edição, finalização e difusão de material de áudio e vídeo, percorrerá os bairros periféricos de Sorocaba, Votorantim e Piedade, oferecendo gratuitamente para as populações das periferias das três cidades cursos/oficinas de técnicas de áudio e vídeo à população, que, capacitada e orientada por profissionais de Comunicação, realizará programas para rádio e TV, os quais serão veiculados pelas TVs e rádios comunitárias e educativas da região. O processo possibilitará a realização de conversas públicas, no formato de debates mediados pelos realizadores e profissionais, intelectuais e artistas. Haverá exibição de filmes e documentários de diversas regiões brasileiras, além da exibição daquilo que foi produzido pelos participantes das oficinas.

“O que se pretende é proporcionar que as pessoas que contribuem para a vida das cidades e estão nas periferias possam contar sobre suas origens e, sobretudo, que estes relatos possam fazer parte da história das cidades, dos bairros e das pessoas”, diz Míriam Cris, e acrescenta que o Museu da Pessoa foi a inspiração, pessoas anônimas, mas com uma bagagem de vida que compõe nossa sociedade e quase sempre não faz parte da história oficial. Kermes acredita que “cada indivíduo tem uma história e estas histórias podem acrescentar em muito à vida de outros indivíduos, principalmente aos mais jovens. Além daqueles que aqui nasceram, são pessoas que saíram de outras cidades, de outros estados do país, com outras culturas, outros costumes e hoje são cidadãos sorocabanos, votorantinenses e piedadenses”.

Os idealizadores do projeto esperam que os efeitos deste projeto sejam a formação de público para o audiovisual, além de possibilitar o acesso à informação, oferecer formação específica, beneficiar o público periférico e sociedade como um todo, contribuindo para uma sociedade mais tolerante, justa e com mais possibilidades, além de re-significar a idéia comum de periferia.

Segundo Ademilson Terto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, “o projeto foi apresentado à diretoria no mês de setembro do ano passado e de imediato percebemos a proximidade com nossos objetivos. “Vozes Periféricas” tem em comum com o Sindicato o fato de pensarmos justamente nestes trabalhadores, sobre os quais sabemos muito pouco. Esta é a grande oportunidade de colocarmos em prática mais uma vez o conceito Sindicato Cidadão, que busca justamente valorizar estes trabalhadores anônimos que fazem a história de um país, de um estado, de uma cidade ou de um bairro.

(*) Associação Cultura Votorantim

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central