"VIVAcidade - a vida em movimento na cidade"                          "VIVAcidade - sua cidade, nossa paixão"                          "VIVAcidade - muito mais que cultura"                          "VIVAcidade - a gente mostra todos os serviços públicos da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
25.01.2010. 92% dos paulistanos desconfiam dos políticos

 (*) Agência de Notícias

Ao todo, 92% dos paulistanos estão insatisfeitos com a honestidade dos governantes e 88% estão descontentes com a punição à corrupção e com a transparência dos gastos públicos. Os dados são dos Indicadores de Referência e Bem-Estar no Município (IRBEM), uma pesquisa do Ibope e do Movimento Nossa São Paulo, que busca avaliar a qualidade de vida na capital paulista.

A confiança no poder público em geral reduziu, segundo a pesquisa. O quesito “Transparência e Participação Política” teve nota 3,3 em uma escala que varia de 0 a 10, na qual 0 retrata total insatisfação e 10 plena satisfação. A média é 5,5. Todos os temas analisados, que variam de obrigatoriedade do voto a escolha de subprefeitos, ficaram com notas vermelhas.

“O político corrupto recebe dinheiro de alguém. Há por trás da corrupção empresas como montadoras e corretoras que querem vender mais”, avalia o economista e professor universitário Ladislau Dowbor, convidado pelo Movimento Nossa São Paulo para comentar a pesquisa durante o lançamento, na última terça-feira (19/1). “Na sociedade atual quem tem status é quem ganha dinheiro e isso é mortal. Quem deve fazer sucesso é quem contribui para melhorar a qualidade de vida”.

Insatisfeito

Na opinião dos paulistanos o poder público foi considerado ruim. Em relação a 2009 o percentual dos que consideravam a prefeitura “ótima/boa” diminuiu de 46% para 26%. Já os que julgavam a administração “ruim/péssima” saltaram de 12% para 26%, segundo a pesquisa. A avaliação da Câmara Municipal teve queda de 23% para 12% no quesito “ótima/boa” e aumento de 26% para 50% no quesito “ruim/péssima”.

Entre os entrevistados, 89% estão insatisfeitos com o acompanhamento das ações dos políticos eleitos, 82% com a escolha dos subprefeitos e 65% com a obrigatoriedade do voto.

Além disso, 78% se declararam descontentes com acesso a informações sobre poder público por telefone e Internet e 79% com as informações do portal da prefeitura. “O acesso a informação é uma forma de conhecimento e deve ser democratizado. As desigualdades, inclusive de informação, é que mantém as pessoas longe das oportunidades”, avalia Dowbor.

Pesquisa

O Irbem é um indicador criado pelo Movimento Nossa São Paulo para medir a satisfação e a qualidade de vida dos paulistanos. A pesquisa será realizada anualmente e no final de cada gestão, para monitorar o que melhorou e o que piorou.

Na primeira fase do processo de formulação do índice foi realizada uma consulta pública pela Internet que contou com a participação de 37 mil moradores de São Paulo. Eles elegeram os assuntos que consideravam mais importantes para a pesquisa.

A partir desse levantamento, foi realizada uma consulta de 2 a 16 de dezembro, com 1.512 habitantes de São Paulo com 16 anos ou mais. O Ibope Inteligência, responsável pela medição, estima que a margem de erro seja de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Por Sarah Fernandes.

(*) Aprendiz

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central