"VIVAcidade - o mundo todo acessa a cidade"                          "VIVAcidade - a gente compartilha a cidade"                          "VIVAcidade - cidadania 24 horas por dia"                          "Enquanto estiver escovando os dentes, seja inteligente, feche a torneira e economize água - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
19.01.2010. Existe solução viável para enchente no centro

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Por conta das chuvas da semana passada, o Rio Sorocaba teve inundada quase toda a sua área de várzea, no trecho de aproximadamente 600 metros que compreende a praça Lions, a ponte Francisco Delosso e a ponte Pinheiros.

Neste final de semana, o mencionado rio voltou a subir e transbordou sobre as duas pistas da avenida Marginal Dom Aguirre, considerada o principal corredor viário do centro de Sorocaba e que liga diversas regiões.

O transtorno na cidade só não foi pior por ter ocorrido num final de semana. Se o fato ocorresse durante a semana, as principais vias que interligam os bairros e as regiões ficariam completamente congestionadas já que este trecho da marginal faz parte do principal anel viário da cidade.

O problema neste percurso do rio vem de longa data. Histórias e fotos de mais de 40 anos já relatavam o seu transbordamento. Há quem diga que a abertura das comportas da represa de Ituparanga em Votorantim também faça aumentar o volume de água e, neste período de chuvas, a represa encontra-se no limite de sua vasão.

O ponto mais crítico do Rio Sorocaba na região central tem menos de 300 metros de extensão e fica entre a Praça Lions e a Ponte Francisco Delosso. Neste trecho, ao lado direito do rio, existe uma grande área da empresa Villares só que em nível mais alto, prejudicando o escoamento das águas do rio em períodos chuvosos.

O site VIVacidade estudou a localização deste principal ponto de enchente e elaborou sugestões a serem analisadas pelas gestões atual e futura da cidade:

1 - No trecho da Av. Dom Aguirre compreendido entre a Praça Lions e a Ponte Pinheiros, elevar a marginal Dom Aguirre ao nível das ruas Dr. Paula Souza e Leopoldo Machado e da Ponte Francisco Delosso.

2 - No trecho da Av. Dom Aguirre, a partir do ferroduto ao lado da Usina Cultural, que sai da Estação Sorocabana e vai em direção a Zona Industrial, construir um viaduto, sobrepondo ao ferroduto. Neste caso, para reduzir custos orçamentários, o ferroduto poderia ser rebaixado.

3 - Pelo trecho da marginal direita, elevar o ferroduto que vem de Votorantim de modo que o mesmo transponha a Ponte Francisco Delosso (Rua XV de Novembro), formando um anel sobre o Rio sorocaba, ligando o mencionado ferroduto à antiga estação da R. Paula Souza. Deste modo, encerrariam-se os problemas que envolvem o cruzamento da linha férrea com as Rua XV de Novembro e a sua ponte Francisco Delosso. Neste caso, não haveria necessidade de se alterar a posição ou a altura das torres de transmissão de energia.

4 - Fazer uma rotatória, interligando as vias Leopoldo Machado, XV de Novembro, Souza Pereira e Dom Aguirre. Desta forma, a Avenida são Paulo definitivamente se integraria ao anel viário central.

5 - Inverter a mão de direção da Rua souza Pereira, asfaltá-la e transformá-la em acesso à Av. Dom Aguirre sentido Votorantim. Tal rua é utilizada somente para embarque e desembarque de ônibus intermunicipais que já utilizam o embarque ao lado do Terminal São Paulo de ônibus urbano. Com esta mudança, seriam resolvidos os problemas de congestionamento embaixo do ferroduto que cruza sobre a Av. Afonso Vergueiro em frente à Praça Lions da Av. Dom Aguirre, já que ali só trafegariam veículos sentido Zona Industrial ou São Paulo.

Ação conjunta

As cidades de Sorocaba com mais de 600 mil habitantes e de Votorantim com 100 mil habitantes, ficam em uma região administrativa com quase 4 milhões de habitantes.

Em Sorocaba, as soluções para os problemas das enchentes na Av. Dom Aguirre devem ter o mesmo tratamento por parte do poder público como o tem em relação à revitalização de seu centro comercial, estimulando a vinda de novos shoppings centers, o incentivo à industrialização com a chegada da Toyota e da Case, a criação do Parque Teconológico bem como o programa viário denominado Sorocaba Total.

Já em Votorantim, as soluções para os problemas das enchentes devem ter o mesmo tratamento por parte do poder público como o tem em relação a organização constante de grandes eventos e a construção do condomínio AlphaVille.

Ambas as cidades possuem plena vocação para tornarem-se uma micro-metrópole integrada e, por isso mesmo, têm por obrigação o planejamento e a viabilização de soluções de grande porte e definitivas para os seus habitantes.

Assim como estão fazendo em relação à despoluição do Rio Sorocaba, agora, ambas as administrações públicas devem buscar soluções para os transtornos causados pelo transbordamento do mesmo em época de chuva.

(*) Equipe VIVAcidade - 19.01.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central