"Consulte nossa Agenda de Eventos e fique por dentro dos eventos mais importantes da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - o seu dia-dia passa pela internet"                          "VIVAcidade - a inovação que faltava na sua vida"                          "Pratique cidadania, colabore com as entidades assistenciais da sua cidade - Vivacidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
29.12.2009. Sorocaba quer plantar 300 mil árvores

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Melhorar as condições ambientais e climáticas da cidade com o plantio de 300 mil mudas de árvores é o principal objetivo do Plano de Arborização desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba. Para concretizar esta meta, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) coordena um projeto que busca aliar ação e educação ambientais e integração social, com a participação de reeducandos da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro”. Em menos de três semanas de produção, foram obtidas cerca de 15 mil mudas.

O projeto começou há cerca de 60 dias, período em que os reeducandos receberam orientações de como preparar as mudas e tratá-las antes do plantio, além de construírem um galpão para a disposição dos exemplares, em uma área vizinha à penitenciária. As primeiras mudas foram viabilizadas em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), responsável por ceder as plântulas - vegetal que inicia seu desenvolvimento ainda na semente, que depois de cultivado é utilizado na produção das mudas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, a expectativa é que os reeducandos produzam anualmente cerca de 200 mil mudas de árvores frutíferas. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) planeja distribuir essas mudas à população a partir de 2010, para incentivar o plantio em quintais.

Aroldo destaca ainda o fato de as mudas poderem ser produzidas com material reciclável, por exemplo, caixas de leite "longa vida" e garrafas pet. "Este material terá uma nova destinação e poderá ser utilizado mais de uma vez, possibilitando um ganho ambiental e redução de custos com a compra de embalagens plásticas", explica.

Atualmente, o Horto Florestal Municipal conta com aproximadamente 10 mil mudas de árvores de espécies nativas, produzidas por reeducandos e recebidas em ações de compensação ambiental. Essas mudas são destinadas a calçadas, nascentes e matas ciliares.

Reinserção social

O Plano de Arborização de Sorocaba foi elaborado a partir de um diagnóstico ambiental, produzido por técnicos da Seobe e da Sema, para que a distribuição das árvores aconteça conforme a necessidade de cada região, garantindo mais equilíbrio ambiental à cidade. Segundo o diretor de Gestão Ambiental da Sema, Vidal Dias da Mota Jr., serão plantadas espécies diferentes em calçadas, parques e demais áreas verdes da cidade. "A educação ambiental será importante neste processo, com o envolvimento da população no plantio e na preservação destas novas árvores", destaca.

A criação de novas ações de educação ambiental e o plantio de 300 mil mudas de árvores a partir de 2010 estão entre os projetos da cidade para se manter entre as premiadas pelo Governo do Estado com o selo "Município Verde Azul". Neste ano, Sorocaba foi a melhor colocada entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e foi contemplada com os prêmios: "Agir Localmente, Pensar Globalmente", pela rede de ciclovias; e o "Franco Montoro", pela maior nota entre os municípios do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Atualmente, a Prefeitura de Sorocaba mantém em atividade 120 reeducandos, responsáveis por serviços de roçagem, capinação e limpeza de praças, áreas de lazer, terrenos, canteiros centrais e construção de calçadas. Desde 2008, a Prefeitura mantém um convênio com a Cooperativa de Egressos, Reeducandos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso). O prefeito Vitor Lippi defende a importância das iniciativas como "oportunidades de inclusão social, que garante renda às famílias e melhora as condições urbanas da cidade", destaca.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central