"VIVAcidade - viva o lado cidade da vida"                          "Informe-se sobre a localização dos bairros de Sorocaba através do Guia Visual >> Bairros - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - o melhor da cidade num único site"                          "VIVAcidade - a cidade se comunica"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
01.12.2009. Sorocaba ganha selo "Município Verde Azul"

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Sorocaba foi a primeira das cidades de São Paulo com mais de 100 mil habitantes a receber o certificado "Município Verde Azul". O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (1º) pelo governador José Serra e o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, em cerimônia realizada na capital. Sorocaba ainda recebeu um prêmio especial de "Melhor Ciclovia do Estado" e ainda o prêmio "Franco Montoro", pela maior nota entre os municípios do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Na classificação geral, a cidade ficou na 31ª posição, com 89,79 pontos.

O prefeito Vitor Lippi comemorou o resultado como um reconhecimento aos investimentos realizados no setor nos últimos anos, para melhoria da qualidade de vida e conscientização ambiental da população, destacando a cidade como a única a receber três prêmios. "Estamos muito felizes, pois ainda há muito a fazer, mas Sorocaba está sendo reconhecida por seu trabalho, sendo um motivo de orgulho para todos nós", ressaltou. O prefeito ainda mencionou novas ações ambientais, por exemplo, na área de educação ambiental e o Plano de Arborização Urbana, que prevê o plantio de mais de 300 mil mudas de árvores.

Lippi destacou Sorocaba como a única cidade do Estado a receber os três prêmios, agradecendo ao empenho dos funcionários das secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura Urbana. "Estamos muito felizes, pois ainda há muito a fazer, mas Sorocaba está sendo reconhecida por seu trabalho, sendo mais um motivo de orgulho para todos nós", ressaltou. Lippi ainda mencionou novas ações ambientais, por exemplo, na área de educação ambiental e o Plano de Arborização Urbana, que prevê o plantio de mais de 300 mil mudas de árvores.

A secretária do Meio ambiente, Jussara de Lima Carvalho, citou a importância do "Município Verde Azul" ter estabelecido diretrizes para políticas ambientais em todo o Estado. "Agora temos uma série de cronogramas com metas, indicadores que, para o próximo ano, serão implantados dentro do "Município Verde", seja na arborização urbana, na matas ciliares, recuperação e proteção das nascentes, avaliação da fumaça preta e nos demais itens", explica.

Desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2007, o projeto "Município Verde Azul" tem como proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, por meio de diretrizes para a realização de ações pelos municípios. 645 cidades paulistas aderiram à proposta. A partir daí, a Secretaria do Meio Ambiente avaliou os programas de 570 municípios que preencheram um plano de ação. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.

Qualidade de vida

Considerado um modelo em todo Brasil, o Plano Cicloviário é uma das ações prioritárias da Prefeitura de Sorocaba, representando um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica de transporte. Atualmente, mais de 50 km já interligam avenidas em diferentes regiões da cidade, com a previsão de chegar a 100 km até o final de 2012.

Desde 2005, Sorocaba ainda investiu na criação de 13 novos parques, mais do que o dobro do total existente até então, garantindo aos bairros novos espaços de lazer, meio ambiente e atividades culturais para toda família. Mais integrados à paisagem urbana, este locais contam com pistas de caminhada, brinquedos, palcos para apresentações artísticas e culturais e espaços esportivos variados, como quadras, campos de futebol e pistas de skate e academia de ginástica.

Para Vitor Lippi, Sorocaba vem cumprindo algumas das metas antes dos limites estabelecidos, com os programas "Despoluição do Rio Sorocaba" e o "Cidade Super Limpa". Este último, explica, tem mais de 20 ações nas áreas de coleta seletiva, limpeza urbana, reaproveitamento de entulho de construção civil e madeira, educação ambiental e combate às queimadas.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central