"Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "VIVAcidade - o mundo todo de olho na cidade"                          "VIVAcidade - muito mais que turismo"                          "VIVAcidade - o site dos melhores internautas"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
19.11.2009. Sorocaba recebe visita da Unesco

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - A Secretaria da Cidadania (Secid) de Sorocaba recebeu nesta quarta-feira (18) uma consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), encarregada de visitar programas desenvolvidos pela Prefeitura dentro do conceito de Cidade Educadora. Valéria Lopes conheceu quatro ações estratégicas e diferenciadas mantidas pela Secid e explicou que esta atividade faz parte do processo de proposituras de indicadores de avaliação para as Cidades Educadoras.

Sorocaba foi o primeiro município do Brasil a assinar um convênio com a Unesco para que os parâmetros de Cidade Educadora sejam produzidos localmente. Conforme a consultora, isso tornará a cidade um modelo para os demais municípios que tenham o título de Cidade Educadora no Brasil e no exterior. "A ideia é que se produza aqui um marco teórico, um referencial do quem vem a ser a Cidade Educadora, que se produza aqui um conjunto de indicadores de avaliação", explicou.

Outras áreas da administração também fazem parte deste trabalho. No caso da Secid foram inscritos quatro programas incluindo setores de assistência, promoção social, capacitação e geração de renda. A programação começou pela manhã, em uma reunião com a secretária Mazé Lima, na sede da Secid, e as coordenadoras de cada ação participante.

Para Mazé a visita é importante para que a equipe da Unesco conheça na prática os programas que Sorocaba desenvolve como uma Cidade Educadora. Com isso, acredita a secretária, “todas as áreas envolvidas com esses projetos também estão passando por aperfeiçoamentos e visando o novo processo que é tornar essas ações e a própria cidade verdadeiras referências e modelos nesse conceito”, comentou.

Os programas escolhidos

Um dos locais visitados foi a unidade do Educarte, no Jardim Maria Eugênia, onde são assistidas 70 crianças e cerca de 110 jovens e adultos em várias ações de promoção social, capacitação e geração de renda, conforme explicou a coordenadora local, a psicóloga Claudete Bruzon. Para os jovens e adultos, por exemplo, são fornecidos cursos de manutenção de computador, informática, corte e costura (parceria com o Senai), bordado e arte em tapeçaria.

O Centro de Referência da Mulher (Cerem), que realizou quase duzentos atendimentos apenas no último mês de outubro, também recebeu a consultora. A responsável pela unidade e pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Paula Andréa Vial, conduziu a equipe às instalações e explicou que o Cerem oferece atendimento social, jurídico e psicológico ao público feminino e está trabalhando no levantamento de dados para a construção do perfil da mulher sorocabana. “Para isso estamos atuando em conjunto com todos os parceiros que atuam neste segmento”, comentou.

A Câmara de Mediação e a Assistência às Famílias que possuem filhos gêmeos foram os outros dois serviços prestados pela Secid escolhidos para fazer parte do processo de formalização dos indicadores sorocabanos de Cidade Educadora junto à Unesco. A Câmara de Mediação realiza cerca de trezentos atendimentos mensais e se destaca pelo alto índice de acordos, conforme explicou a advogada e assessora técnica da Secid, Maria Aparecida Athayde. "Alcançamos o índice de 82% de acordos estimulando a cultura de paz", salientou.

Para os gêmeos, a legislação municipal garante o benefício de 20% do salário mínimo para cada criança, que é recebido pela mãe, observando o princípio da matricialidade. Atualmente 366 mulheres são cadastradas em toda cidade nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou na própria Secid. Deste total, uma mulher teve dois partos de gêmeos e duas mulheres têm filhos trigêmeos, o restante possui um caso de gestação gemelar na família.

O benefício é garantido até os 7 anos de idade, mediante o cumprimento dos requisitos do programa. Inscrições e orientações estão à disposição nos Cras, na Secid (rua Santa Cruz, 116) ou nas Casas do Cidadão.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central