"Colabore com a segurança da cidade de Sorocaba: Disk-Denúncia 181"                          "VIVAcidade - a gente mostra a cidade pra você!"                          "VIVAcidade - comércio e serviços nas vias através de mapas"                          "VIVAcidade - pode acessar que a cidade é sua!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
12.11.2009. Dia Mundial do Diabetes em Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Em Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde e do Projeto Caminhada, promove várias ações a partir desta quinta-feira (12) para marcar a passagem do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no sábado, dia 14 de novembro. A programação inclui exames de glicemia, caminhadas e orientações sobre prevenção e sintomas que devem ser observados para garantir o diagnóstico da doença.

Estudos demonstram que a maioria dos portadores não sabe que tem diabetes. O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que as pessoas devem estar atentas a sinais como beber muita água, urinar muito, emagrecimento rápido e ter muita fome, por exemplo. "Quanto antes o diagnóstico é feito, o tratamento pode ser iniciado e o índice de glicemia controlado. Desta forma, evita-se que o avanço da doença cause vários prejuízos ao paciente como insuficiência renal, perda de visão, problemas circulatórios, entre outros", comentou o secretário.

O Projeto Caminhada e o Ambulatório do Pé Diabético estarão diretamente envolvidos com a programa do Dia Mundial do Diabetes em Sorocaba. A médica Erinéia de Moraes Lobo, uma das coordenadoras do Projeto Caminhada, informa que uma reunião extraordinária com os líderes de grupos será realizada nesta quinta-feira (12) para tratar do tema. "Todas as caminhadas realizadas na sexta-feira serão alusivas à data, por isso vamos reforçar com os líderes dos grupos as orientações sobre prevenção e os sinais que servem de alerta para a doença. Também falaremos de prevenção com alimentação balanceada e prática de atividade física regular", explicou.

Na sexta-feira (13), dois mil adesivos com um círculo azul - que é o símbolo da campanha das Nações Unidas sobre diabetes - serão distribuídos nos grupos de caminhada da cidade e nas unidades de saúde. No mesmo dia, haverá palestra gratuita no Ambulatório do Pé Diabético com uma endocrinologista, que abordará o tratamento, alimentação e controle da doença, e um cirurgião vascular, que falará sobre os danos que o diabetes provoca às artérias (arteriopatia diabética), podendo causar amputações.

Regina Gonzales, coordenadora do Ambulatório do Pé Diabético, informa que, neste segundo semestre, cerca de 130 participantes do Projeto Caminhada que declararam ser diabéticos passaram por um atendimento diferenciado na Policlínica. Todos assistiram palestras sobre os cuidados com os pés, tiveram atendimento com podólogos e foram agendados para uma consulta com cirurgião vascular. Sobre a palestra gratuita desta sexta-feira (13), Regina informa que as inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo telefone (15) 3219-2254.

Sábado haverá exames nos terminais e luz azul na Usina

No sábado, dia 14, os dois terminais de ônibus - São Paulo e Santo Antônio - oferecerão atendimentos e orientações gratuitas das 8h às 12h. O teste de glicemia (açúcar no sangue) será realizado nas pessoas com mais de 40 anos que não façam tratamento de diabetes, com sobrepeso e que declarem beber muita água, comer muito ou urinar muito. As pessoas que tiverem alguma alteração identificada serão encaminhadas para mais exames em uma unidade de saúde.

No sábado à noite, a partir das 19h, para simbolizar a mobilização de Sorocaba contra o diabetes, a Usina Cultural, localizada na margem direita do rio Sorocaba, será iluminada de azul. A cor foi escolhida pelas Nações Usinas na luta contra doença e adotada mundialmente por meio da Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. No mesmo documento, o círculo se tornou o símbolo destas ações representando a união dos países contra a epidemia de diabetes.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central