"VIVAcidade - a rede colaborativa que faltava na sua cidade"                          "VIVAcidade - muito mais que espaços publicitários"                          "VIVAcidade - apoiando as empresas que transformam a cidade"                          "Utilize as ciclovias de sua cidade, uma nova forma de locomoção - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
10.11.2009. Dengue atinge nível de alerta em Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Com a chuva - que apresentou níveis acima da média mesmo durante o inverno e continua surpreendendo os sorocabanos - e o tempo quente das últimas semanas, a infestação do mosquito transmissor da dengue atingiu nível de alerta na cidade. Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, por meio da Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses, no mês de outubro, demonstra que a média do índice larvário alcançou os 2,13 pontos - classificação acima do limite aceitável que é abaixo de 1 (um).

Em comparação com o mesmo estudo feito em outubro de 2008, das 18 áreas delimitadas, apenas duas reduziram o índice de infestação. As outras 16 regiões tiveram resultado até quatro vezes superior este ano, indicando que é necessária mobilização urgente de todos os cidadãos para evitar uma epidemia nos próximos meses. O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) faz parte das ações de monitoramento realizadas pela Prefeitura para avaliar o risco e direcionar o trabalho de controle.

"É responsabilidade de cada morador o combate ao mosquito Aedes aegypti. Convocamos todas as pessoas a fazerem a sua parte para que não tenhamos uma situação gravíssima durante o verão, quando as pessoas viajam e podem voltar doentes, espalhando rapidamente a dengue em Sorocaba", apelou o secretário da Saúde, Milton Palma.

Desde o início do ano, Sorocaba registrou seis casos de dengue, sendo cinco importados (contraídos em outras cidades) e um autóctone, cuja contaminação ocorreu na própria cidade. No ano de 2008 foram registrados 37 casos no total, sendo 18 autóctones e 19 importados, mas em 2007 a cidade registrou um surto com quase trezentos casos (62 importados e 230 autóctones).

O secretário explica que as ações de combate à dengue mantidas pela Prefeitura são diferenciadas e ocorrem o ano inteiro, mas a mobilização da população tem altos e baixos. “Não interrompemos nossas intervenções, mas a infestação do mosquito aumentou muito. Notamos que as pessoas estão menos atentas e menos preocupadas com a dengue. Pedimos que dediquem a mesma atenção que tiveram durante a ocorrência dos casos de gripe suína para eliminar todos os criadouros que encontrarem”, pediu Milton Palma.

A Prefeitura, por meio da Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses, tem cem funcionários trabalhando no combate à dengue. Desde a semana passada, equipes intensificaram as visitas de casa em casa nas regiões onde o índice de larvas está mais elevado, mas a chefe da Zoonoses, Nila Púglia explica que isto não é suficiente. "As pessoas não devem, em hipótese alguma, aguardar que o agente chegue para tomar atitude. Devem fazer a sua parte, não dá para esperar. A cada dia mais larvas se transformam em mosquitos", alertou.

Enquanto as larvas estão na água – em piscinas, caixas d’água sem tampa, pratinhos de planta, vasos sanitários sem uso, por exemplo - fica mais fácil eliminá-las. Em um único criadouro mais de trezentas larvas podem ser eliminadas de uma só vez. "Todo e qualquer objeto contendo água parada deve ser eliminado", explica Nila.

Ações permanentes

Em Sorocaba, até motoboy participa das ações de prevenção à dengue. O profissional é responsável por transportar as amostras de sangue e agilizar a realização de exames de dengue. Desde fevereiro, a Prefeitura de Sorocaba é uma das primeiras cidades do Brasil a utilizar o kit de exames chamado "NS1", que possibilita resultados mais rápidos dos testes.

"Enquanto o outro tipo de exame só pode ser realizado a partir do sétimo dia de sintomas, o NS1 pode ser feito a partir do primeiro dia de manifestação. O motoboy recolhe as amostras nas unidades de saúde e entrega no Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac)", explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Solange Maria Leite Ismerin.

"Além das ações de bloqueio desenvolvidas a partir dos casos suspeitos da doença, mantemos ainda uma rotina intensa de trabalhos preventivos, com visitas de casa em casa, às oficinas e ferros velhos, que chamamos de pontos estratégicos e também aos imóveis especiais, que são centros de saúde, hospitais, terminais de ônibus, shoppings e outros locais com grande circulação de pessoas", destaca Nila Púglia, chefe da Zoonoses.

Há ainda um trabalho especialmente voltado às escolas, unidades de saúde e igrejas. Todos esses locais foram visitados no início do ano e estão recebendo ofícios convocando para estarem atentos e redobrarem os cuidados. No primeiro semestre cerca de 1.300 profissionais da rede municipal de saúde passaram por um treinamento para o enfrentamento da dengue este ano. Na próxima quarta-feira, dia 11, uma reunião com os coordenadores das unidades de saúde atualizará informações para o que o alerta seja repassado a todas as equipes.

Todas essas ações fazem parte do Plano de Contingência da Dengue desenvolvido em Sorocaba pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue. O trabalho inclui desde as ações preventivas e de orientação desenvolvidas na cidade até o protocolo de atendimento de casos suspeitos.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central