"VIVAcidade - Sorocaba se liga aqui!"                          "VIVAcidade informa: evite aborrecimentos, respeite as regras de trânsito"                          "VIVAcidade - de Sorocaba para o mundo"                          "VIVAcidade - a sua primeira vida acontece na cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.10.2009. Sorocaba gera documento sobre pedofilia

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Encerrada na segunda-feira (12), a 2ª Semana Municipal de Combate à Pedofilia reuniu quase quatrocentas pessoas em palestras e debates e gerou um documento com as prioridades para a causa. O texto é assinado por educadores, profissionais das áreas da saúde, assistência social, representantes do poder público e organizações não governamentais que participaram dos encontros.

Ao final dos debates o grupo acentuou, entre outras medidas, a importância de fortalecer a rede de enfrentamento da violência sexual já existente. A proposta é potencializar os serviços de referência para o atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares, através do planejamento de ações de gestão integrada.

Realizar pesquisas para conhecer a dinâmica das ofensas sexuais praticadas no município, o perfil das vítimas, dos ofensores e outros fatores relevantes e determinantes também está entre as prioridades elencadas, bem como a criação de um grupo de trabalho municipal para elaborar um plano de integração.

Ainda no âmbito da rede social, o grupo concluiu que é importante fortalecer projetos e programas voltados para a temática de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Para isso, a estratégia das parcerias foi apontada como caminho e a valorização da família definida como foco principal.

Tema da 1ª Semana realizada em 2008, a pedofilia na internet também foi discutida na segunda edição do evento e incluída no documento final. O texto trás como meta o combate à pedofilia na rede de computadores, com o uso de novas tecnologias.

Para encerrar, o grupo também formalizou a necessidade de aumentar o conhecimento de profissionais envolvidos com o tema sobre o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio da realização de fóruns, seminários, cursos e confecção de materiais informativos e guias de serviços de atendimento especializado.

As atividades

Criada pela Lei nº 8.574, de 15 de setembro de 2008, a Semana Municipal de Combate à Pedofilia tem como objetivo levar a sociedade a refletir sobre o fenômeno da pedofilia e suas implicações. Neste ano, o evento contou com debates, workshop e uma campanha de divulgação. A distribuição do material informativo foi realizada ao longo de toda a semana (de 5 a 12 de outubro) em locais de grande circulação de pessoas e nos serviços de atendimento às vítimas de violência. A campanha foi realizada com 300 cartazes, 10 faixas e 30 busdoors distribuídos em várias linhas de ônibus da cidade.

Dois encontros foram realizados. O primeiro deles teve palestras e debates, com destaque para a conferência do desembargador Dr. Antonio Carlos Malheiros, coordenador das Varas da Infância e Juventude do Estado de São Paulo. Em sua participação, Malheiros abordou vários aspectos como o atendimento às vítimas e o tratamento e o cuidado que a imprensa deve dispensar ao tema pedofilia.

O workshop foi inspirado na história de "Alice no país das maravilhas", fazendo uma analogia entre o drama da personagem com as crianças que precisam de ajuda. "Nem todas as histórias infantis têm final feliz" é a frase de destaque no material da Semana voltada para a importância de ouvir a criança.

"Continuaremos com esta abordagem, pois a maioria das pessoas ainda não compreende que a pedofilia pode estar mais perto do que se imagina. Nessas situações, as crianças precisam ser ouvidas e a ajuda buscada", resumiu Daniela Valentim dos Santos, coordenadora da semana.

Todas as ações foram promovidas pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância de Violência e Acidentes (Viva) e Programa Municipal de DST/Aids, Secretaria da Juventude, Secretaria da Educação e Projeto de Apoio à Cidadania e Infância (Pacin).

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central