"No calor, procure proteger-se dos raios do sol - VIVAcidade Serviços"                          "Pedestre, evite atravessar a via fora da faixa de pedestres - Vivacidade Serviços"                          "VIVAcidade - cidadania com cara de cidade"                          "VIVAcidade - você sente a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
07.10.2009. Centro de Sorocaba terá novo piso em 2010

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - O prefeito Vitor Lippi se reuniu na noite desta terça-feira (6) com a comissão responsável por elaborar o projeto de substituição do piso do Centro e definiu que as obras devem começar no primeiro trimestre de 2010. No encontro, Lippi destacou a importância do trabalho coletivo da comissão, que resultará em mais segurança aos frequentadores da área central da cidade. "Conseguiremos grandes avanços para a comunidade, incluindo o grande desafio de melhorar também as condições de acessibilidade", acredita.

Também ficou definida que até a próxima semana será realizada a enquete com a população nos cinco pontos de testes, afim de definir qual dos dois materiais é o mais adequado para a substituição. O projeto deverá estar concluído até o final deste mês, dando então início a elaboração do processo licitatório. A previsão é que o edital para contratação dos serviços seja publicado em novembro.

Simultaneamente, uma equipe de arquitetos da Prefeitura irá elaborar o projeto visual do piso para apresentá-lo à comissão, levando em conta fatores como as opções de cores e as formas de disposição do revestimento. Haverá ainda um estudo técnico para a aplicação no Centro das normas de acessibilidade. A avaliação permitirá a instalação de rampas de acesso e pisos dos tipos tátil e direcional, considerando aspectos da declividade das ruas, a largura das calçadas e a localização de postes.

Assim que os pisos de testes foram instalados no Bulevar Braguinha, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) avaliou sua resistência, com a passagem de um caminhão carregado com 15 toneladas – carga acima da média, por exemplo, de um veículo Corpo de Bombeiros ou um carro-forte (cerca de dez toneladas cada um). Apesar de o caminhão ter circulado, andado em marcha ré e feito diferentes manobras sobre os pisos de teste, os revestimentos não quebraram.

A instalação desses dois tipos de piso está sendo concluída nesta semana. De acordo com o titular da Seobe e coordenador da comissão, Wilson Unterkircher Filho, os serviços atrasaram em razão de a comissão ter escolhido cinco pontos de testes, compra que seguiu as exigências da Lei de Licitações e o intenso período chuvoso das últimas semanas, o que dificultou o isolamento dos pontos, a retirada dos pisos existentes e a fixação dos novos.

Os pontos de testes ficam no Bulevar Braguinha (esquina com a rua D. Pedro II) e nas ruas da Penha (cruzamento com a Padre Luiz), São Bento (em frente ao Correio) e XV de Novembro (cruzamento com a Brigadeiro Tobias e na altura da EM “Leonor Pinto Thomaz”). Estas áreas são separadas em três trechos: o primeiro com um tipo de piso, o segundo com o piso atual e, o terceiro, com o segundo material, locais onde pesquisadores colherão a opinião dos pedestres durante uma semana.

A comissão é formada por representantes das secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana, Habitação e Urbanismo e Transportes; Câmara Municipal; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba; Associação Comercial de Sorocaba; Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo; Associação Sorocabana de Imprensa; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais; Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Sorocaba e Instituto dos Arquitetos do Brasil.

Além do prefeito e do secretário de Obras, participaram da reunião o vereador Francisco Moko Yabiku e os secretários Jair Sanches Molina (Transportes) e Valter Calis (Comunicação).

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central