"VIVAcidade - o melhor da cidade na web"                          "Ter consciência ecológica é praticar cidadania - Vivacidade Serviços"                          "VIVAcidade - ousadia, inovação, inteligência e criatividade"                          "VIVAcidade - porque a cidade é imperdível"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.09.2009. Sorocaba tem Centro de Referência da Mulher

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Em evento a ser presidido pelo prefeito Vitor Lippi, acontece nesta segunda-feira (14), às 17h, a apresentação do espaço reformado que vai abrigar provisoriamente o Centro de Referência da Mulher (Cerem), a Coordenadoria da Mulher e o Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM). Os três órgãos, vinculados à Secretaria de Cidadania (Secid), vão ocupar o imóvel que antes abrigava o Conselho Tutelar: Avenida Armando Salles de Oliveira, 231, no Trujillo, telefone (15) 3211-2548. O Cerem vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além de mostrar o espaço reformado e provisório, Lippi apresentará a planta do prédio definitivo do Cerem, que será construído na área central de Sorocaba para fácil acesso às mulheres. Também durante o evento, a deputada estadual Maria Lúcia Amary e a vereadora Neusa Maldonado falarão sobre suas emendas visando à construção da sede definitiva.

Na ocasião, Lippi também dará posse à titular da Coordenadoria da Mulher, Paula Andréa Vial Silva. Além disso, será feita uma homenagem às ex-presidentes do Conselho da Mulher.

O Centro de Referência da Mulher

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania, com apoio e supervisão do CMDM, o Cerem funciona como um articulador de prestação de serviço de todos os órgãos existentes em Sorocaba.

A unidade presta gratuitamente um atendimento interdisciplinar, especializado e contínuo às mulheres acima de 18 anos e residentes em Sorocaba. No local, as interessadas receberão orientações jurídicas e atendimentos psicológico e social.

Desde março deste ano, o Centro de Referência da Mulher já atendeu e acompanhou cerca de 100 mulheres. O serviço é oferecido não somente às mulheres que sofreram algum tipo de violência, mas também para àquelas que estão em situação de vulnerabilidade social. "Por exemplo, uma mãe que necessita resolver a questão da pensão dos filhos pode nos procurar para ter uma assistência jurídica", explica Mazé Lima.

De acordo com a secretária, antes da criação da rede, as mulheres tinham que se dirigir a diversos locais para serem atendidas. "A formação desta rede foi uma conquista para as nossas mulheres e agora vamos rever todo o atendimento para melhorar ainda mais o serviço", enfatiza.

Sorocaba conta atualmente com uma rede formada pelos seguintes órgãos e entidades: Coordenadoria da Mulher, Centro de Referência da Mulher (Cerem), Delegacia da Mulher, Hospital Regional, IML, Defensoria Pública, Casa Abrigo "Valquíria Rocha", Centro Integrado da Mulher (CIM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A Coordenadoria da Mulher

Criada em junho deste ano, a Coordenadoria da Mulher é responsável por formular, coordenar e acompanhar políticas públicas voltadas para a mulher sorocabana. De acordo com Paula Andréa Vial Silva, o órgão também é responsável por desenvolver projetos que visam combater a discriminação, defender os direitos e garantir a plena manifestação de sua capacidade no município.

Na tarde da última quarta-feira (9), a Secid promoveu uma reunião para compor sua equipe de trabalho e os articuladores dos eixos de trabalho da Coordenadoria. São eles: Promotoras Legais, Plenu, Momunes, Rotary Club Granja Olga, CDP-Carpe Diem, Lua Nova, OAB-Sorocaba, Projetos Nós Mulheres - Comissão de Mulheres do Ciesp, Centro de Integração da Mulher-CIM, líderes de comunidades e representantes do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria da Saúde (SES), por meio do VIVA (Vigilância de Violência e Acidentes) e do Programa de Planejamento Familiar, e a Secid, por meio do Creas e Cras.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) propõe a implantação de políticas públicas de defesa dos direitos da mulher, de eliminação das discriminações que as atingem e da plena inserção da mulher na vida social, econômica, política e cultural de Sorocaba.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central