"VIVAcidade - a cara da cidade na internet"                          "VIVAcidade - a cidade comunica-se com a tecnologia"                          "Só o VIVAcidade possui Agenda de Eventos Regionalizada com os eventos próprios de cada região da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "Viva com saúde, pratique esporte - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
03.09.2009. Copa de 2014: Sorocaba não é beneficiada

 (*) Robson Paulo de Lima

Sorocaba - A cidade de Sorocaba, a 86 km da capital, não terá praticamente nenhuma participação durante os eventos da copa do mundo de 2014.

Há alguns anos, antes mesmo de o Brasil ter sido escolhido sede da Copa do Mundo, o Clube Atlético de Sorocaba havia divulgado na imprensa local um mega projeto que envolveria a construção de um CET (Centro de Treinamento) e um mega estádio coberto com grande capacidade de pessoas que teria plenas condições de abrigar os eventos da Copa do Mundo de 2014.

Até mesmo o governo municipal na gestão do então prefeito Renato Amary chegou a comentar sobre a construção de um centro olimpico às margens da rodovia Raposo Tavares. No entanto, o projeto ficou apenas no campo das idéias.

Infelizmente, o estádio do Atlético não vingou e, passados todos esses anos, observamos diversas notícias na imprensa cujas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santos, São José dos Campos, Campinas e Jundiaí terão participação no mencionado evento e serão beneficiadas tanto na logística quanto no turismo.

São Paulo terá o Estádio do Morumbi como principal palco do evento e ganhará a moderna estação de trêm de alta velocidade (TAV) a ser construída no Campo de Marte.

Guarulhos receberá uma linha do TAV além de dividir com o aeroporto de congonhas os vôos charters que serão necessários para o transporte de turistas, empresários e jornalistas do evento.

A cidade de Santos será uma das sub-sedes da copa e deverá acomodar e receber uma boa parte dos turistas, além de ter estrutura portuária para a recepção de navios cruzeiros.

Já a cidade de São José dos Campos será uma das principais beneficiadas pois está na rota de duas sedes: Rio de Janeiro e São Paulo. Com a implantação do TAV, poderá ser o centro de hotelaria dos participantes, pois é uma cidade com boa qualidade de vida e número razoavel de hoteis que podem ser adaptados para o evento.

A influência da cidade de Campinas dentro do estado fez com que a mesma se transformasse no ponto final do TAV, mesmo estando mais distante de São Paulo em relação a Sorocaba. O sitema TAV não só beneficiará Campinas durante a copa, mas também deverá ligar definitivamente aquela cidade com a região metropolitana de São Paulo.

Sorocaba poderia estar na rota do TAV se Curitiba tivesse tanta influência quanto Campinas. É sabido que Curitiba mesmo sendo sede da copa não conseguiu levar o TAV para o seu território.

Ainda em São Paulo, Jundiaí será uma das cidades mais beneficiadas. Além de receber o sistema TAV, já possui importantes investimentos para que possa receber toda a aviação executiva da região metropolitana de São Paulo inclusive a que será deslocada para o seu território com o fim do Campo de Marte. Com essa definição, o aeroporto de Jundiaí consolida-se e entra na lista dos principais aeroportos do Estado ao lado dos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Viracopos.

E sorocaba? O que sobrou para Sorocaba? Sorocaba imaginou, vislumbrou, mas não planejou.

(*) Robson Paulo de Lima é analista financeiro e consultor de Gestão Estratégica de Negócios.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central