"VIVAcidade - viva o seu momento na cidade"                          "VIVAcidade - o mundo da cidade na Internet"                          "Motorista: RADAR: 60 km/h na Av. Dr. Afonso Vergueiro próximo da R. Francisco Silva no sentido centro-bairro"                          "VIVAcidade - a cidade de presente pra você!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
19.08.2009. Lastimáveis calçadas de Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Sorocaba passa por acelerado crescimento tanto horizontal como vertical. Modernas vias expressas surgem para dar conforto e agilidade aos condutores de veículos que trafegam pela cidade.

Mas, e as calçadas? Quem são os responsáveis pela manutenção delas?

As leis que regulamentam as vias dizem: São responsáveis pelas calçadas os proprietários das residências ou estabelecimentos que fazem frente com as mesmas. Porém, notamos que poucos residentes ou comerciantes de Sorocaba têm real consciência da necessidade e da função das calçadas para os pedrestres.

Em algumas vias, o governo municipal realizou bons trabalhos de calçamento. Temos como exemplos as calçadas da avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, nas proximidaes do Palácio dos Tropeiros, trechos da avenida General Carneiro (em parceria com a associação dos lojistas locais) e das avenidas Paulo Emanuel de Almeida e Santa Cruz na Zona Oeste, além de calçadas da região central da cidade.

Nestes casos, a prefeitura assumiu o ônus e utilizou dinheiro dos cofres públicos para a manutenção e revitalização das mesmas. Porém, o correto seria que cada morador ou cada estabelecimento fizesse o seu calçamento, respeitando os padrões visuais e de segurança sugeridos para a cidade.

Sorocaba é uma cidade com topografia variada. Se andarmos a pé pela cidade notaremos que em muitas calçadas é impossível andar sem cair em buracos ou tropeçar em calçadas "escadas" e calçadas "montanhas" feitas sem qualquer critério. Em alguns lugares, moradores chegam a dividir as calçadas com pequenos "muros de berlim" que dividem os terrenos das casas a partir da calçada. Alguns muros chegam a ter 3 tijolos de altura.

Em países de primeiro mundo, se um cidadão tropeçar numa calçada, sofrendo lesões corporais ou não, ele processa o Estado e também o responsável pela calçada. Muitas vezes o processo é apenas por danos morais causados pelo constrangimento de ter caído diante do público.

É preciso, portanto, adotar as práticas de cidadania dos países de primeiro mundo para que o Estado e os responsáveis pelas calçadas sintam-se mais responsáveis pela segurança dos transeuntes.

Esta situação lastimável das calçadas de Sorocaba, que pode ser vista desde os bairros mais nobres como o Campolim até a peferiferia, pode mudar se pensarmos em soluções adequadas de engenharia de calçamento para cada tipo de local. Incentivos sobre o IPTU, parceria entre poder público e privado e até mesmo multas poderiam ser viáveis para que moradores e comerciantes começassem a reformar e a manter suas calçadas adequadamente.

Afinal, uma cidade que tem um exemplar sistema de vias para veículos automotores e uma excelente malha cicloviária também merece pensar nos pedestres e ter calçadas bonitas, transitáveis e principalmente seguras.

(*) Equipe VIVAcidade - 19.08.2009

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central