"Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "Ecologia: selecione o lixo, doando os materiais recicláveis como o papelão, o plástico e o alumínio - Vivacidade Serviços"                          "Utilize os mapas interativos do Guia de Serviços, clique nas vias destes para ver os serviços que estas oferecem - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
22.07.2009. Robô de Sorocaba em competição nacional

 (*) Assessoria de Comunicação

Equipe Omegabotz, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – Facens –, participa pela quarta vez da competição nacional Winter Challenge 2009, em Amparo, SP.

Sorocaba - O “lutador” pesa 55 quilos e tem como características a blindagem de borracha de pneu que amortece os impactos, o escudo pode ser trocado de acordo com o oponente e, ainda, pode funcionar de ponta cabeça. Este é o Estepe. Robô premiado da Equipe Omegabotz da Facens que irá participar de mais uma competição nacional na cidade de Amparo, nos dias 25 e 26 de julho.

Para este ano, o Estepe passou por algumas modificações que o deixarão ainda mais versátil. De acordo com o capitão da equipe Omebotz, Ivan Moreira, a primeira delas é a opção de utilizar duas ou três baterias e a troca da blindagem (pneu). Outra alteração está relacionada ao rádio que, agora, é de padrão americano. “A frequência que vai funcionar é muito mais alta do que utilizávamos. Ele é menos suscetível a ruídos”.

O capitão prevê lutas difíceis para este ano, já que muitos robôs melhoraram suas armas e performances. Entretanto, a expectativa da equipe é ficar entre os primeiros cinco colocados. “Claro que gostaríamos de pegar algum lugar no pódio, mas a competição tem muitas variáveis”.

Desta vez, o Estepe não vai sozinho. Os alunos da Facens também vão disputar em outras duas categorias: com o “Tracktor DX” no Sumô RC (3kg) e, com o “Estepinho”, no Hobbyweight (até 5,44kg). “O Estepinho terá as mesmas características do robô de 55 quilos. Estamos trabalhando para que ele tenha uma boa estréia na competição”, explica o capitão Moreira, que está “dando uma força” para o aluno do 2º ano de Elétrica, Rafael Claro, finalizar o projeto.

O Tracktor DX ganhou em 1º lugar na competição de Sumô que aconteceu no ano passado na TecnoFacens. O aluno do 2º ano de Engenharia Elétrica, Rodrigo Guimarães Servera, que ajudou a criar o robô, acredita que a vantagem dele é a força e explica que ganhar em 2008 foi um grande estímulo para participar do Winter Challenge. “Vai ser preciso fazer uma adaptação na parte eletrônica”. Ainda de acordo com o universitário, a maior arma dele é a força.

Sobre o Estepe

O Estepe começou a ser elaborado em 2005. Entretanto, ingressou nas competições a partir de 2006. Segundo Moreira, o robô foi projetado para ser menos vulnerável e garantir bons resultados.

A equipe vem competindo com um robô estilo rammer – cuja principal característica é a defesa pelo impacto. Este ano, ele também está mais eficiente, pois teve seu sistema de baterias redimensionado, tornando-o mais ágil e potente. Além disso, diversas experiências durante as lutas levaram a equipe da Facens a reforçar ainda mais determinados pontos de colisão no equipamento, tudo para aumentar sua competitividade.

Confira a trajetória do robô Estepe nos combates de robôs:

2° Winter Challenge 2006 - Amparo-SP - 3° Colocado

6° ENECA 2006 - Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação - Curitiba-PR - 14° Colocado

3° Winter Challenge 2007 - Amaro-SP - 3° Colocado

7° ENECA 2007 - Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação - Recife PE - 4° Colocado

4° Winter Challenge 2008 - Amparo-SP - 2° Colocado

3º lugar no ranking mundial - BotRank (www.botrank.com)

Sobre o Winter Challenge

Esta é a 5ª edição do Winter Challenge que acontece em Amparo. A competição de robôs de combate acontece em uma arena blindada e os duelos duram 3 minutos. Um dos objetivos do evento é estimular a divulgação da robótica no país.

Antes de competir, os robôs passam por inspeção de segurança e dinâmica. A pontuação dos competidores leva em conta agressividade, ataques desferidos, estratégia e habilidade do piloto.

Por Adriana Pellegrino.

(*) Facens

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central