"VIVAcidade - atraindo novos investimentos para a cidade"                          "VIVAcidade - você faz a diferença"                          "VIVAcidade - muito mais que turismo"                          "Motorista, ao fechar o sinal, pare o veículo antes da faixa de travessia dos pedestres - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
20.07.2009. Gripe suína em Sorocaba - Boletim 19

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba informa que nesta segunda-feira (20) há 13 casos suspeitos aguardando resultado de exames. Deste total, 9 pacientes estão em período de isolamento domiciliar e monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Dois desses estão internados por apresentarem complicações respiratórias.

Desde o início de maio, Sorocaba teve 10 casos confirmados da nova gripe. Todos evoluíram bem e estão curados.

* Orientações do Ministério da Saúde

Com o aumento do número de casos de influenza A(H1N1) no Brasil, que gerou um maior conhecimento sobre a epidemiologia viral, o Ministério da Saúde observou a necessidade de revisão das medidas de precaução e controle, a serem instituídas nos serviços de saúde. Um novo protocolo sobre o manejo e o atendimento de casos suspeitos e confirmados da nova gripe foi divulgado no dia 15 de julho.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que está cumprindo todas as normativas indicadas pelo Ministério e pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE-31).

* Classificação de caso suspeito de doença respiratória aguda grave

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, é considerado caso suspeito qualquer indivíduo – independente de idade - com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38ºC, tosse e dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.

* Notificação e encaminhamento

Pessoas com os sintomas acima devem procurar uma unidade de saúde ou o médico de sua confiança. Os casos suspeitos serão notificados conforme critério médico. Já o encaminhamento para hospital de referência ocorrerá nos casos graves ou quando o paciente fizer parte dos chamados grupos de risco: crianças menores de cinco anos (principalmente menores de 2 anos), adultos maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas (especialmente obesidade mórbida), imunocomprometidos, gestantes e residentes em instituições asilares.

* Sobre o vírus Influenza A/H1N1

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, as evidências sugerem que o vírus da influenza A(H1N1) está apresentando uma dinâmica de transmissão semelhante à da influenza sazonal.

Em Sorocaba, a evolução dos casos comprova isso. Dos 10 casos confirmados até esta segunda-feira (20), nenhum teve complicações ou evolução grave. Um único caso apresentou contaminação secundária, ou seja, outras pessoas contraíram o vírus após manter contato com paciente cujo diagnóstico foi positivo, durante o período de isolamento domiciliar. Esta situação comprova que respeitar o período de isolamento e adotar as medidas preventivas durante o prazo de possível transmissão (até 7 dias após início dos sintomas) é eficaz na prevenção de novos casos.

* Cuidados preventivos

Diante das orientações do Ministério da Saúde e da situação atual do vírus Influenza A/H1N1 no Brasil, a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba recomenda que a população adote medidas de prevenção e controle para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças agudas de transmissão respiratória, incluindo o novo vírus influenza A(H1N1).

a) As orientações gerais são:

· Lavar bem as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

· Evitar por as mãos nos olhos, nariz ou boca após contato com superfícies como maçanetas, corrimãos, balcões de atendimento ao público etc.;

· Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;

· Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;

· Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados

· Manter os ambientes ventilados;

· Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Importante: Recomenda-se que o indivíduo doente, se possível, permaneça em domicilio durante os 7 dias após o início dos sintomas.

b) Cuidados no domicílio

· Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

· Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

· Lavar as mãos freqüentemente com sabonete e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.

· Manter o ambiente ventilado

· Evitar contato próximo com pessoas.

* Divulgação de dados locais

Diante da cenário atual e da divulgação de dados semanais, adotada pelo Ministério da Saúde a partir do dia 17/07, a Secretaria da Saúde de Sorocaba também passará a divulgar boletins semanais sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1. O envio das informações à imprensa será feito sempre às quartas-feiras, no período da tarde.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central