"VIVAcidade - a sua vida acontece na cidade, a sua cidade acontece aqui"                          "Divulgação na internet: a melhor maneira de realizar negócios - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - linkando as notícias com os lugares"                          "VIVAcidade - muito mais que um guia"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.07.2009. Artigo: Bebês devem ir ao dentista?

 (*) Margareth Dias

Muitos pais não sabem, mas é extremamente importante dar atenção à saúde bucal dos filhos já durante a primeira infância (até os seis anos de idade, período em que a dentição é decídua ou de leite) para que, quando adultos, eles possam ter uma dentição saudável e perfeita.

As crianças precisam de uma dedicação especial com relação a esse assunto, pois, diferente de nós adultos, elas não sabem ainda decidir o que é melhor para si. Também é preciso levar em consideração que nenhuma criança, num primeiro momento, gosta de ir ao dentista, assim como não gostam de ir ao médico ou de cortar o cabelo.

É por isso que existe uma especialidade para cuidar exclusivamente da saúde bucal infantil: a odontopediatria. O profissional dessa área é capaz de oferecer a bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado a cada faixa etária, com um cuidado maior e de maneira especial.

Adiar a consulta de um filho para evitar que ele se aborreça durante a visita ao dentista, por exemplo, é uma atitude que não ajuda muito; afinal, o odontopediatra sabe como lidar com crianças. Mas para que o trabalho dele tenha efeito positivo, antes de tudo é essencial que os pais compreendam a relevância desse profissional.

Responsável pelo tratamento odontológico infantil, é ele quem ajuda a orientar os pais sobre a alimentação de seus filhos, higiene, métodos de prevenção da cárie, utilização correta de mamadeira e chupeta, correção de maus hábitos, entre outros assuntos.

O ideal seria que as crianças passassem por consultas a partir do 6 meses de idade, época em que estão rompendo os primeiros dentes de leite. Essas consultas são apenas preventivas, para orientação. Mas a primeira visita efetiva da criança ao odontopediatra deve ocorrer entre dois e três anos. É nessa idade que elas estão saindo da chamada fase oral do desenvolvimento, quando a boca é o instrumento de descoberta mais importante para os pequenos e seu uso representa alimentação, prazer e também uma forma de defesa.

Se a consulta inicial for precocemente realizada (entre 6 e 12 meses) a criança terá uma chance de 96% de não ter cáries. Já se a primeira consulta for realizada por volta dos 3 anos, as probabilidades de cárie sobem para 50%. E quando a primeira consulta é tardiamente realizada, quando a criança já estiver com problemas bucais, como a cárie, certamente essa será uma experiência mais desagradável e com as consequentes restaurações.

A cárie, aliás, é bastante comum durante a infância porque os dentes de leite têm uma formação diferente dos permanentes, com uma camada de esmalte mais larga e uma camada de dentina mais fina, facilitando a penetração de agentes cariogênicos e dificultando a retenção das restaurações. Mas além da cárie, as crianças estão sujeitas a outros problemas bucais, como as más oclusões (ortodônticos), que também, se forem mais cedo diagnosticados, mais facilmente poderão ser corrigidos.

Por todas essas razões, o papel odontopediatra dentro do contexto de saúde oral da população infantil é de grande importância. Esses profissionais detêm amplo conhecimento a respeito dos agentes causadores e do controle das doenças bucais e, principalmente, acerca dos meios de prevenção, que é muito mais conveniente e evita o sofrimento das crianças.

(*) Margareth Dias é formada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares também pela UNICAMP.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central