"Ecologia: selecione o lixo, doando os materiais recicláveis como o papelão, o plástico e o alumínio - Vivacidade Serviços"                          "Em caso de dúvida sobre como utilizar o VIVAcidade, consulte o nosso Ajuda-FAQ no menu à esquerda - Equipe VIVAcidade"                          "O VIVAcidade auxilia o turísta e o visitante que vem para Sorocaba desde 2005 - Equipe VIVAcidade"                          "Motociclista, use sempre o capacete - VivaCidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.07.2009. Maternidade e laqueadura em Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

"A hora do parto jamais é o momento apropriado para perguntar à mulher se ela deseja ou não vir a ter outra gravidez".

Sorocaba - As chances de engravidar novamente são mínimas. O sonho de ser mãe. Muitas mulheres buscam esse prazer. Carregar no colo, dar de mamá, proteger, cuidar, educar. Isso, não é tudo. O que elas realmente querem é que seus filhos creçam saudáveis. E não pretendem parar por aí: querem uma família grande e que futuramente possam lhes dar netos.

Esse se tornou um sonho comum para a população, mas em dias atuais, onde as situações financeiras nem sempre são boas, o que mais se houve falar é na Laqueadura.

A Laqueadura - conhecida também como ligadura de trompas - é um método de esterilização feminina, feita através de um procedimento cirúrgico. O objetivo da cirurgia é cortar as trompas que levam o óvulo do ovário até o útero, impedindo a fecundação, pois sem esse caminho os espermatozóides não se encontram com o óvulo.

Esse método tem sido muito procurado por mulheres, e tem assustado os profissionais da área da saúde. É importante ressaltar que o objetivo da Laqueadura é levar a mulher à esterilização, sendo, portanto, um procedimento irreversível.

Os anticoncepcionais, injetáveis, anel vaginal, são métodos temporários, portanto, indicados ao paciente, pois com a interrupção dos mesmos, pode-se engravidar novamente.

Segundo a SECOM, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, a procura pelo procedimento na cidade aumentou entre 2007 e 2009. Em 2007 foram realizadas 368 cirurgias, em 2009 foram 373. Nesse primeiro trimestre de 2009, 63 cirurgias já foram realizadas em Sorocaba.

Para a realização da cirurgia é necessário saber que existe um protocolo que indica quais as condições necessárias para que o procedimento seja feito. Ter mais de 25 anos e, ou ter pelo menos dois filhos, é a condição básica.

“Quando um casal é muito jovem, passamos primeiro os métodos temporários. Nossa preocupação como médico é que se houver alguma perca trágica de filhos ou a separação do casal, para se ter uma nova gravidez, as chances são muito pequenas, pois a cirurgia de reversão pode não dar certo”, diz a ginecologista Anísia Levy Berzaghi.

Antes de qualquer tipo de procedimento, um questionário é feito com os casais. É assinado um termo de responsabilidade onde o casal afirma saber que o método é irreversível. Na vigência de união conjugal estável, é necessário haver o consentimento de ambos. A esterilização cirúrgica em pessoas incapazes só pode ser realizada com autorização judicial.

A laqueadura não pode ser feita na hora do parto, somente se a paciente assinar o termo dois meses antes, e mediante uma garantia de que o bebê está bem. Quando a mãe corre risco ou tem uma doença grave, a cirurgia é liberada, porém, somente com indicação médica.

Nos dias atuais com técnicas mais precisas, pode-se fazer a recanalização das trompas, mas geralmente o sucesso é mínimo, portanto, a vasectomia tem sido mais indicada pelos médicos.

“A natureza o homem não domina, somente Deus. Existem casos que a recanalização das trompas acontece naturalmente, portanto, é preciso uma técnica bastante segura. Além de cortar, faço uma amarradura”, diz Anísia.

Os mitos de que aconteça uma mudança no organismo da mulher após a cirurgia são descartados. A única preocupação que a mulher deve ter quando decidir fazer a Laqueadura é de que ela talvez nunca mais poderá engravidar novamente.

O médico que fugir do protocolo previsto pela lei poderá ser preso e ficar detido por dois anos.

Em Sorocaba, as laqueaduras são realizadas na Santa Casa. Todos os procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem nenhum custo para o munícipe.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, mantém o Programa de Planejamento Familiar com trabalho permanente de orientação, encaminhamento e atendimento dos casais que desejam adotar um método contraceptivo (temporário ou definitivo).

As mulheres ou os casais interessados podem procurar os Centros de Saúde ou o Ônibus da Mulher, onde passam por um trabalho educativo, conhecem todos os métodos disponíveis na rede municipal de saúde, esclarecem dúvidas e podem optar pelo método de sua preferência.

Se o interesse for realmente pelo método definitivo (cirúrgico) é realizado outro trabalho educativo específico para esse método. Se o casal mantém a escolha, é feito o encaminhamento para avaliação com psicólogo, na Policlínica. Havendo a liberação por esse profissional, no caso da mulher, é marcada uma consulta com ginecologista para o agendamento da cirurgia.

Protocolo e situações em que é permitida a esterelização cirúrgica

O parágrafo 4º do artigo 10 da lei 9.263/96, prevê que a esterelização cirúrgica como método contraceptivo somente será executada através de laqueadura tubária, vasectomia ou de outro método cientificamente aceito, sendo proibido através de histerectomia e oforectomia.

As situações em que são permitidas a esterilização estão previstas no mesmo artigo 10. Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações:

1º Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

Risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

2º É vedada a esterilização cirúrgica em mulher durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas anteriores.

3º Não será considerada manifestação da vontade, durante ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influências de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente.

5º Na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expressivo de ambos os cônjuges.

6º A esterilização em pessoas absolutamente incapazes, somente poderá ocorrer mediante autorização judicial, regulamentada na forma da lei.

Por Marine Harder.

(*) Equipe VIVAcidade - 14.07.2009

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central