"VIVAcidade - linkando os lugares com os eventos"                          "VIVAcidade - localização por pontos de referência visuais"                          "VIVAcidade - muito mais que imagens da cidade"                          "VIVAcidade - compartilhe a sua cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
01.07.2009. Sorocaba vai modernizar feiras-livres

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Oferecer mais estrutura às feiras-livres para garantir melhores condições de trabalho aos feirantes, bem como torná-las mais atrativas aos consumidores. É com estes objetivos que a Prefeitura de Sorocaba elabora um projeto para modernização das feiras da cidade, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade de Sorocaba (Uniso).

Para definir detalhes desta proposta, um projeto piloto será desenvolvido a partir do segundo semestre durante a atividade que ocorre às quintas-feiras na Vila Hortência. A definição ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), durante reunião com os feirantes estabelecidos no bairro.

A criação de um projeto para a melhoria das feiras-livres surgiu com as reivindicações de disponibilização de banheiros químicos e ligações de água e energia elétrica nestas atividades, apresentadas ao prefeito Vitor Lippi por uma comissão de feirantes, acompanhada pelo vereador Francisco Moko Yabiku.

A Prefeitura então decidiu avaliar outros aspectos, como a modernização das barracas e melhorias nas condições de higiene do espaço e também da comercialização dos alimentos. "A comercialização de produtos em feiras faz parte das raízes históricas de Sorocaba. Este projeto quer valorizar esta tradição, modernizando essa atividade, buscando a atração de mais clientes e ampliação das vendas", destaca Lippi.

Sorocaba conta atualmente com 26 feiras-livres que ocorrem de terça-feira a domingo, em todas as regiões da cidade. Nelas, estão dispostas 240 barracas, responsáveis pelas vendas em 16 segmentos de produtos diferentes.

O piloto do projeto de modernização começará no segundo semestre, pela feira realizada às quintas-feiras na Vila Hortência, na rua Comandante Salgado, até se estender gradativamente para as demais estabelecidas na cidade.

Oportunidade de crescimento

Entre as propostas estabelecidas pelo projeto estão a padronização visual das barracas, divididas conforme o setor; a criação de uniformes para os feirantes; a disponibilização de banheiros químicos, e a instalação de pontos com ligações de água e energia elétrica, principalmente para as barracas que comercializam produtos refrigerados, como peixe, frango e frios. A legislação que regulamenta o funcionamento das feiras-livres passará por atualização e, em seguida, será apreciada pela Câmara Municipal.

Para a conclusão dos projetos, a Prefeitura consultará as opiniões de feirantes e consumidores. A partir desta quinta-feira (2 de julho), será realizada uma pesquisa na Vila Hortência a ser desenvolvida por estudantes do curso de Design da Uniso. Os alunos serão responsáveis pela criação do padrão visual das barracas, os uniformes e a distribuição dos produtos.

A Prefeitura apresentou as propostas aos feirantes estabelecidos na Vila Hortência na segunda-feira (29) e, nesta sexta-feira (3), se reunirá com os 240 registrados em Sorocaba.

Responsável pela venda de utilidades domésticas, o feirante Jonatas Vasconcelos se mostrou satisfeito com o projeto. "Estou orgulhoso, pois conseguimos unir um grupo disposto a conversar. Agora, vamos propagar as ideias aos demais colegas, para conseguir as mudanças que melhorem nossas condições de trabalho", acredita.

Jonatas citou como exemplo em Sorocaba, a criação da Rede Pastel, associação criada em 2002 pelos feirantes que comercializam o produto, que conseguiu a padronização de barracas, do atendimento e a busca por melhores preços junto a fornecedores. Uma das integrantes desta rede, Tânia Regina Rodrigues Campos, vê o projeto como uma chance de expandir as melhorias para todos os setores. "Esta é uma grande oportunidade de crescimento para todos, aumentando nossas chances de melhorias nos negócios e geração de renda", define.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central