"VIVAcidade - o seu mundo é a cidade"                          "VIVAcidade - a vida nasce na cidade"                          "VIVAcidade - o ponto de vista do cidadão"                          "VIVAcidade - muito além da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
26.06.2009. Coeso faz parceria com McDonald's Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - A Coeso (Centro de Orientação e Educação Social), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), está firmando uma aliança com o McDonald's.

Nesta sexta-feira (26), no restaurante da rua Afonso Vergueiro, o proprietário da rede McDonald´s de Sorocaba, Cláudio Costa, recebeu o vice-prefeito José Aliton, a deputada Maria Lucia Amary, o secretário de Parcerias, Roberto Juliano, e demais representantes do governo municipal, além da diretora da Coeso, Sandra Borges, para apresentar o Programa de Coleta Seletiva que será realizado no local.

A Ecoeso, cooperativa de reciclagem que é gerida pela Coeso, recolherá periodicamente os materiais recicláveis do restaurante.

Segundo dados do McDonald´s, 50% dos materiais descartados nas lixeiras de suas lojas podem ser reciclados. Para facilitar a separação desses resíduos recicláveis dos orgânicos foram implantadas lixeiras especiais no local, o que ajudará também na educação e conscientização dos clientes da rede.

A Ecoeso é hoje umas das quatro cooperativas de reciclagem que formam o sistema de coleta seletiva em Sorocaba, com apoio e infraestrutura da Prefeitura. Elas contam com aproximadamente 220 agentes ambientais e juntas, coletam uma média 320 ton/mês de material reciclável. No entanto, o potencial de geração é bastante superior a essa capacidade, chegando à média de 420 toneladas de lixo recolhido por dia, sendo que cerca de 70% do volume representa material reciclável.

A Prefeitura fornece infraestrutura como prensas, caminhões, bags, elevador de fardos, geladeira, fogão, computadores, impressoras, uniformes, equipamento de proteção individual e outros. Esse apoio logístico representa uma ajuda de custo de aproximadamente R$ 150 mil por cooperativa.

A Prefeitura de Sorocaba também já coordena uma parceria entre a Cooperativa Reviver e uma empresa de São Paulo que, juntas, coletam e dão a destinação correta para o chamado REE - resíduo eletroeletrônico. Até junho deste ano cerca de 30 toneladas deste produto foram encaminhados para reciclagem em Sorocaba.

Fábrica de Sabão Ecológico

Na usina de reciclagem de óleo vegetal - produto utilizado na produção de sabão ecológico - em média são preparados 260 kg de sabão por dia, com o reaproveitamento de 300 litros do produto. "Hoje a fábrica tem capacidade para produzir cerca de 40 mil barras de sabão por mês e, para que isto aconteça é muito importante que outras empresas, social e ecologicamente responsáveis de Sorocaba, realizem a doação de óleo. A Iesa reaproveita esse resíduo e o transforma em renda, que depois é revertida para as obras sociais", explica o secretário de Parcerias, Roberto Juliano.

A Iesa recolhe o óleo vegetal usado de restaurantes, padarias, escolas, entre outros estabelecimentos comerciais ou residências. O trabalho consiste na retirada das impurezas do resíduo em sua sede, a partir da utilização de sete agentes ecológicos, e transforma o óleo vegetal em sabão em barra ou em pó que, depois, é comercializado. A renda é revertida para os projetos da Coeso, como a creche "Semeadores do Amanhã" e o "Espaço de Convivência Larissa", que atendem centenas de crianças.

Para a diretora do instituto, Sandra Borges, o maior desafio é conscientizar a comunidade a doar o óleo vegetal. "As pessoas não sabem que destino dar ao produto e, por fim, jogam o resíduo na pia sem saber que apenas um litro de óleo contamina um milhão de litros de água". Sandra explica que o óleo jogado no ralo ou na pia também pode impermeabilizar as caixas de passagem e fossos sépticos e, até mesmo, entupir o encanamento. Quando o óleo chegar aos rios, o produto vai contaminá-los, inclusive, podendo causar o fim de algumas espécies de peixes e plantas aquáticas.

As pessoas interessadas em doar óleo vegetal para o projeto podem entregar diretamente na Fábrica de Sabão, que fica na Alameda Augusto Severo, 317, na Vila Angélica. O óleo deve ser armazenado em recipientes de vidro ou em garrafas pet. Os estabelecimentos comerciais interessados em realizar doações devem entrar em contato pelo telefone (15) 3388-8896.

Espaço de Convivência Larissa

Presta assistência para crianças de 7 a 12 anos, criando um círculo alternativo de convivência em períodos complementares ao horário escolar. O objetivo é desenvolver habilidades e proporcionar acesso à cultura, ao esporte, ao lazer e à reestruturação familiar, por meio de acompanhamento com psicólogo.

Semeadores do Amanhã

A instituição atende crianças em regime de semi-internato, na faixa etária de 3 meses a 4 anos, no período diurno.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central