"VIVAcidade - sua cidade, nossa paixão"                          "VIVAcidade - apenas para pessoas inteligentes"                          "VIVAcidade - Sorocaba em alguns cliques"                          "VIVAcidade - o seu dia-dia passa pela cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
20.06.2009. Sorocaba realiza vacinação neste sábado

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas com duas gotinhas da vacina Sabin neste sábado (20), das 8h às 17h. Mesmo aquelas que participaram das campanhas anteriores e estão com o calendário vacinal em dia, devem receber a nova dose.

Ao todo, haverá 128 postos de vacinação em Sorocaba, com 102 equipes de trabalho da Secretaria da Saúde. Deste total, 80 serão postos fixos, funcionando das 8h às 17h. Mais 48 postos volantes atuarão em horários alternados ao longo do dia: das 8h às 10h, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Os 29 Centros de Saúde serão postos fixos e, além da vacina Sabin, eles também oferecerão as demais doses previstas no calendário de imunização, para atualização das cadernetas em atraso. Os demais postos oferecerão exclusivamente a vacina Sabin.

Cerca de 560 funcionários estarão envolvidos na campanha, que utilizará 60 veículos. Os postos de vacinação serão montados em locais de grande circulação de pessoas, como os hipermercados, Sorocaba Shopping e os terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo. As equipes estarão ainda em locais estratégicos nos bairros, como escolas, igrejas, farmácias e outros estabelecimentos comerciais e até residências cedidas por pessoas da comunidade. No centro da cidade, haverá vacinação na sede do Rotary Clube, que fica na Rua da Penha, 100, das 8h às 12h.

Neste ano, estima-se que Sorocaba tenha uma população de crianças com idade menor de 5 anos de 40.107, sendo 7.774 menores de 1 ano e 32.333 com idade entre 1 e 4 anos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% deste total, ou seja, pelo menos 38.102 crianças sorocabanas no dia da campanha. "A paralisia infantil está erradicada no Brasil desde a década de 1980 devido às campanhas. A vacinação tem uma importância estratégica para proteger o Brasil da possível reintrodução da doença e precisamos da ajuda dos pais para atingir as metas de cobertura", salienta o secretário da Saúde, Milton Palma.

No ano passado, Sorocaba atingiu a meta na primeira fase da vacinação, realizada no dia 14 de junho, com 96,02% das crianças imunizadas. Já, na segunda etapa, realizada no dia 09 de agosto, a cidade não conseguiu cumprir a cobertura estimulada e encerrou a campanha com 87,65% das crianças atingidas.

Estratégia

Realizada em duas fases anuais (em junho e em agosto), a campanha tem importância estratégica para manter a poliomielite erradicada no Brasil. Atualmente, há quatro países em situação endêmica na África e na Ásia (Paquistão, Afeganistão, Índia e Nigéria). Existe ainda o risco de reintrodução do vírus em localidades que já controlaram a doença como o Brasil, por exemplo, por isso a importância da realização de campanhas periódicas.

A coordenadora da campanha em Sorocaba, Ângela Monteiro Moraes, explica que quando uma criança é vacinada ela está sendo protegida contra a paralisia, mas também está ajudando a proteger outras crianças. "A criança imunizada elimina vírus vacinal e assim ajuda a proteger o meio ambiente. Se eventualmente houver a reintrodução do vírus no nosso País, na nossa cidade, o vírus vacinal irá combatê-lo. Por isso, é importante realizar a campanha e vacinar o máximo de crianças em um único dia para este resultado ser efetivo", explicou.

Zé Gotinha

Para difundir ainda mais a importância da participação da criança na Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil, esta semana o personagem Zé Gotinha visitou dezesseis Centros de Educação Infantil (CEIs), instalados nas regiões Oeste, Norte e Leste da cidade. A ideia da Secretaria da Saúde foi chamar a atenção das crianças sobre a vacinação e, assim, fazer chegar informação aos pais.

A visita do Zé Gotinha foi feita pela equipe do Programa Escola Saudável, uma parceria das Secretarias da Educação e da Saúde. Também, durante esta semana, os agentes do programa também abordaram o tema nas demais atividades que desenvolvem nas escolas, como prevenção à dengue, saúde bucal e teatro.

Para a campanha, a Prefeitura de Sorocaba tem os seguintes parceiros: Rotary Club Internacional (entidade que tem compromisso com a erradicação da paralisia infantil em todo mundo até 2010), Extra, Wall Mart, Carrefour, Paulistão, Coop, Farmamed, Farmaponte, Drogaria Muraro, Farmaforte, igrejas, Sociedades Amigos de Bairro, Sorocaba Shopping, Casas Pernambucanas, Asilo São Vicente de Paulo, Sesi, entre outros.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central