"Campanha contra a dengue: lave e troque todos os dias a água dos bebedouros dos animais - VIVAcidade Serviços"                          "Parabéns Sorocaba pelos 360 anos de vida - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a vida da cidade em movimento"                          "VIVAcidade - eficiência na divulgação de comércio e serviços da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
18.06.2009. Nossa Opinião: O Fim do Diploma

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - O Supremo Tribunal Federal - STF derrubou ontem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

O site VIVAcidade Sorocaba entende que na chamada democracia plena em que o país vive atualmente, pelo menos em relação à liberdade de expressão, foi uma decisão correta da Justiça que também acabou com a Lei da Imprensa, heranças da Ditadura Militar.

Para o VIVAcidade Sorocaba, o direito de liberdade de expressão previsto na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos está acima de interesses corporativos, políticos ou comerciais seja qual for o agente que os propague.

A liberdade de expressão já está regulamentada pela Constituição. Crimes como calúnia, difamação e injúria, comuns no meio jornalístico, já estão tipificados no Código Penal. Por outro lado, as empresas de comunicação quando contratam já fazem a triagem dos jornalistas profissionais por critérios próprios. Ou seja, o mercado se auto-regulamenta.

No século 21, a internet se consolidou como o meio mais democrático da história da humanidade onde todos podem participar sem discriminação. Para a internet, todos os pensamentos são colocados, cabendo ao público julgar sua qualidade e sua utilidade.

Muitos políticos não gostam da internet porque é um meio que faz o povo pensar de forma independente, aflorando o questionamento diante das falcatruas que eles fazem em todas as esferas do poder e em todas as cidades e estados do Brasil.

Vale sempre lembrar que há muitos que têm diploma e que são péssimos jornalistas. Outros, porém, nem se quer pisaram numa faculdade e são jornalistas brilhantes. Há também presidentes da República que nunca fizeram faculdade e se prestam a escrever em jornais impressos que se vendem com uma facilidade impressionante, deixando a ética perdida num canto por aí, em troca de dinheiro e de aproveitamento político.

Nos últimos anos, o sindicalismo mudou de cara. Os sindicatos também estão em crise por conta de não conseguirem convencer a sociedade sobre suas intenções. Há falta de transparência tanto nos sindicatos quanto nas empresas de comunicação que se unem aos sindicatos por interesses em comum não declarados à sociedade.

A luta pela democratização da informação não depende de sindicalismo e sim de um posicionamento transparente por parte das instituições democráticas. A sociedade pode brigar por isso independentemente de serem os jornalistas que o façam. Assim, todos os cidadãos devem exigir transparência dos governos, das empresas de comunicação e também dos sindicatos. Indo além, podem publicar suas reclamações diretamente na internet.

O VIVAcidade não é contra a formação dos jornalistas e nem contra o jornalismo. Mas respeita e incentiva os que têm talento independente de possuírem diploma.

(*) Equipe VIVAcidade - 18.06.2009

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central