"VIVAcidade - indo ao ponto que interessa"                          "VIVAcidade - uma cidade inteira de novidades para você!"                          "Motorista, ao fechar o sinal, pare o veículo antes da faixa de travessia dos pedestres - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade informa: nas eleições, vote somente em candidatos com ficha limpa"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
18.06.2009. Boletim sobre a gripe suína em Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Boletim - gripe A/H1N1 - 17/06/2009

Sobre a gripe A/H1N1, a Secretaria da Saúde informa o que segue abaixo:

Situação do paciente com diagnóstico positivo

A Secretaria da Saúde de Sorocaba informa que a pessoa com diagnóstico confirmado de gripe A/H1N1 passa bem e não apresenta mais nenhum sintoma da doença. O paciente continuará em isolamento domiciliar e permanecerá sendo monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica de Sorocaba até o dia 22 de junho, quando vence o prazo de transmissão do vírus. Este período é de dez dias, contando a partir do início de manifestação de sintomas, que ocorreu no dia 12.

O paciente tem 27 anos e chegou da Argentina no dia 12 de junho. No sábado (13), procurou a Unidade Pré-Hospitalar Zona Oeste e relatou ter retornado de viagem internacional e ter iniciado sintomas de gripe na noite anterior. Foi transferido em ambulância do Samu-192 para o hospital de referência de Campinas (Hospital da Unicamp), onde colheu exame específico, recebeu medicação para o tratamento, foi orientado e recebeu alta para voltar a sua residência em Sorocaba, na noite do próprio sábado.

Desde então, está em isolamento domiciliar, em um cômodo da casa e mantendo contato com um único membro da família. Esta pessoa utiliza equipamento de proteção individual (máscara) e está orientada a lavar as mãos sempre que acessar o quarto. Todos os objetos utilizados pelo paciente, como pratos e talheres, são higienizados e colocados em solução de hipoclorito de sódio (cloro) para desinfecção.

Atenção: identificação de novos contatos do paciente com diagnóstico confirmado

Seguindo orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE-31) do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), emitida nesta quarta-feira (17), a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba informa que o paciente de 27 anos com diagnóstico confirmado de gripe A/H1N1 viajou para Sorocaba em um ônibus da Viação Cometa no dia 12 de junho. O GVE e a VE pedem o apoio da imprensa na divulgação dos dados para informar possíveis contatos.

O ônibus saiu do Terminal Rodoviário 'Barra Funda', em São Paulo, às 13h e chegou a Sorocaba por volta das 14h20. Passageiros que estavam nesse ônibus e apresentarem sintomas de gripe, como febre a partir de 37,5 graus, acompanhada de tosse ou dor de garganta (podendo ou não ter um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor articular, dor muscular ou falta de apetite) devem procurar a Unidade Pré-Hospitalar Zona Oeste.

Levando em conta o período de encubação do vírus (prazo do contato com o doente portador do vírus, até a manifestação dos sintomas gripais), essas pessoas devem observar o aparecimento dos sintomas citados no prazo de, no máximo, 10 dias. Ou seja: do dia 13 até o dia 22 de junho.

Providências tomadas: Também seguindo as orientações do GVE, a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba solicitou à Viação Cometa a lista de passageiros que embarcaram no mesmo ônibus do paciente com gripe, que forneceu os dados preenchidos nas passagens de 24 pessoas. Entretanto, a maior parte dos tickets recolhidos não está totalmente preenchida.

Até o momento foram identificadas 6 pessoas residentes em Sorocaba e 5 residentes em outros municípios, que embarcaram no mesmo veículo.

Os sorocabanos foram contatados nesta quarta-feira (17). Todos foram orientados a observar manifestação de sintomas e todos informaram que passam bem. As secretarias da saúde dos municípios onde residem os outros 5 passageiros identificados foram informadas do caso e orientadas a tomarem as mesmas providências.

Obs.: Do aeroporto até o Terminal Barra Funda, o paciente com gripe seguiu em carro de familiares que residem em São Paulo. Essas pessoas também estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica da capital.

Pacientes monitorados - novo caso suspeito

As pessoas que mantiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Nesta quarta-feira (17) uma dessas pessoas comunicou estar apresentando sintomas como febre e tosse. Passou por avaliação médica e, ainda no período da tarde, foi encaminhada para o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.

O caso foi notificado como suspeita de gripe A/H1N1. Pode ser uma gripe comum, mas precisa ser investigado por ter havido contato com o paciente sorocabano que teve o caso da doença confirmado esta semana.

A exemplo do que ocorreu com o outro paciente, seguindo a conduta adotada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, se este outro paciente for liberado para ficar em casa, em isolamento domiciliar, será monitorado pela Vigilância Epidemiológica local pelo prazo de dez dias. O mesmo vale para as pessoas que mantiveram contato com este paciente.

Nenhuma outra pessoa monitorada apresentou sintomas até esta quarta-feira (17).

Sorocaba terá hospital de referência a partir desta sexta-feira

A partir de sexta-feira, dia 19, Sorocaba terá um hospital de referência para atendimento dos casos suspeitos da nova gripe. A unidade funcionará no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e atenderá toda a região.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Milton Palma, informa que há algumas semanas tem mantido contato com a Secretaria de Estado da Saúde solicitando que fosse disponibilizado, na cidade, o atendimento específico para esses casos. Desde que os casos de gripe começaram a ser diagnosticados no Brasil, na primeira semana de maio, os hospitais de referência mais próximos de Sorocaba ficam nas cidades de Campinas e São Paulo.

"Com a instalação desse serviço na cidade evitaremos a transferência dos pacientes com suspeita para outras localidades e será possível agilizar o início do tratamento dessas pessoas", comentou o secretário. A informação de que o CHS passará a funcionar como hospital de referência para a nova gripe foi divulgada na manhã desta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde, durante a reunião do Colegiado Regional de Saúde, que reúne 20 municípios da região de Sorocaba.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central