"VIVAcidade - mais profissionalismo na internet"                          "Só o VIVAcidade divulga os pontos de referência próximos dos estabelecimentos comerciais da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "Ecologia: selecione o lixo, doando os materiais recicláveis como o papelão, o plástico e o alumínio - Vivacidade Serviços"                          "Conhecer leis é exercer a cidadania - Vivacidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.06.2009. Sorocaba participa de competição nos EUA

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba – A competição dura apenas quatro dias, mas os alunos se empenham o ano todo. Catorze participantes da equipe V8 da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – Facens, e o professor orientador, Carlos Alberto Gasparetto, vão colocar toda sua experiência e dedicação a prova na disputa que ocorrerá entre 17 e 20 de junho, no Auto Club Speedway, em Fontana, Califórnia.

Segundo o capitão da equipe V8, André Ferreira de Souza, o objetivo é ficar entre os dez primeiros colocados, completar e pontuar em todas as provas e conquistar o 1º lugar no quesito ‘custos’. Países como Canadá, China, Alemanha, Japão, Venezuela, México, Suécia, Estados Unidos, entre outros participarão do evento que melhora o nível a cada ano. “As equipes sempre melhoram os projetos devido ao benchmarking e ao desenvolvimento e utilização de novos materiais e tecnologias na engenharia automotiva – mais acessíveis nos EUA – baseados em competições profissionais como, por exemplo, a Fórmula-1”.

Ainda de acordo com o capitão do grupo, o objetivo da competição é justamente formar engenheiros mais capacitados para o mercado de trabalho; todo o corpo de juízes trabalha em grandes montadoras, portanto exigem dos participantes até mais do que exigiriam nas empresas. “Mesmo em competições nacionais profissionais como, por exemplo, Stock Car, não existe tanta engenharia aplicada como nas estudantis, como é o caso do Fórmula SAE. Muitas empresas do ramo automotivo recebem currículos dos estudantes durante o evento, pois já é um processo que filtra bastante”.

Novidades no carro

O carro recebeu um novo sistema de arrefecimento para manter a temperatura do motor. Além disso, no desenvolvimento foram utilizadas as seguintes estratégias: redução do entre-eixos e das bitolas traseira e dianteira e uma redução de peso de, aproximadamente, 50 Kg com a utilização de fibra de carbono e FEA (Análise de Elementos Finitos) para um melhor dimensionamento das peças usinadas.

A equipe também optou por um novo sistema de injeção e ignição eletrônicas, capazes de ler os gases de escape por meio de uma sonda e atualizar a mistura ar-combustível instantaneamente. Também foi desenvolvido um novo sistema de suspensão dianteira com a utilização de uma barra estabilizadora (T-Bar). Além disso, também foi implementado o sistema de aquisição de dados. Capaz de gravar informações do carro como: velocidade, rotação do motor, acelerações lateral e longitudinal, deslocamentos de amortecedor. “Tudo isto para uma melhor análise posterior e ajuste da dinâmica de suspensão”, explica o capitão. Por último, um novo sistema de freios com dois discos de freio na traseira ao invés de um.

Ele ainda salienta que a prova do enduro é a mais difícil porque é a mais longa da competição (22 km), é isso implica resistência e consumo de combustível. “A etapa tem maior pontuação (350 pontos) e a equipe não pode tocar no carro, ou seja, se houver qualquer falha, tem que abandonar imediatamente”.

Sobre a equipe V8

A primeira formação da equipe V8 surgiu em 2003. Alguns alunos do 3º ano da primeira turma do curso de Engenharia Mecânica da Facens se reuniram e decidiram comprar um Fiat 147 sucateado. Eles montaram um sistema totalmente automatizado para operar o carro à distância, por controle remoto. O nome V8 foi utilizado por causa dos tradicionais motores americanos, que são utilizados na maioria dos carros de alta performance. Além disso, o nome V8 inspira potência, torque e o clássico ronco de motores de configuração em “V”.

O objetivo era aprender sobre os diversos mecanismos que compõem um veículo automotivo e fazê-lo andar. Naquele FIAT 147 foi necessário reparar e montar os sistemas de arrefecimento, transmissão, parte elétrica, verificação do estado do motor e sua montagem no veículo, entre outros. O resultado é lembrado até hoje por todos os alunos, funcionários e professores que conheceram aquele projeto.

(*) Facens

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central