"VIVAcidade - contribuindo com a sociedade"                          "VIVAcidade - o melhor do turismo receptivo na Internet"                          "VIVAcidade - a cidade se comunica"                          "Parabéns Sorocaba pelos 360 anos de vida - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.06.2009. Sorocaba fecha casa de repouso

 (*) Assessoria de Comunicação

Dos 12 idosos que estavam na casa, um foi para a UTI da Santa Casa. Os familiares foram contatados pela equipe de assistentes sociais da Secretaria da Cidadania e orientados a buscar os idosos. Oito foram transferidos ao abrigo do SOS. Até o final da tarde, seis haviam sido retirados pela família.

A Vigilância Sanitária de Sorocaba (Visa) interditou, na manhã desta segunda-feira (15), uma casa de repouso para idosos irregular na Zona Norte. Em uma operação conjunta com a Secretaria da Cidadania, Conselho Municipal do Idoso e apoio da Guarda Municipal, o estabelecimento foi autuado e os 12 idosos que estavam no local foram removidos. A idade dos idosos variava entre 60 e 93 anos.

O local não tinha licença para funcionar, apresentava estrutura deficiente e não oferecia assistência adequada para abrigar idosos, descumprindo a legislação vigente para este tipo de estabelecimento. A alimentação não era adequada para idosos, não havia médico responsável e a última visita médica registrada em prontuário foi no dia 15 de maio. Havia dois banheiros para os 12 idosos, sendo que em um deles não tinha água quente. Também foram encontrados medicamentos vencidos no local.

As famílias foram acionadas e orientadas a buscar os idosos. A casa foi lacrada e, a proprietária, informada que não pode abrigar idosos e nem abrir o imóvel sem autorização da Visa. A responsável já havia sido autuada e orientada sobre as adequações e providências necessárias para funcionar regularmente. Na semana passada, os técnicos da Visa verificaram que o local continuava sem as condições de funcionamento, colocando em risco a saúde dos idosos.

"Com isso, acionamos a equipe de assistentes sociais da Secretaria da Cidadania e o Conselho do Idoso para visitarem o local e fazerem também uma avaliação social. Depois disso, a decisão de interditar o estabelecimento foi unânime", conta o secretário da Saúde, Milton Palma. A interdição foi preparada levando em conta a condição de saúde dos idosos e a necessidade de remoção e abrigo temporário até que os familiares fossem contatados.

"Foi uma operação delicada, mas necessária para proteger os idosos" comentou Palma. O secretário orienta que é sempre melhor para o idoso permanecer com a própria família, mas - quando não é possível - é preciso escolher com cuidado um local para abrigá-los. "É preciso visitar regularmente, observar se a assistência e a alimentação são adequadas, se há médico responsável, se a medicação não está vencida e é administrada corretamente. É preciso estar sempre presente", orienta Palma.

Medicados e acompanhados

A equipe do Serviço de Atendimento ao Acamado da Secretaria da Saúde participou de todo o processo e avaliou os idosos na casa de repouso, durante a fiscalização realizada pela Visa. Um homem e uma mulher precisaram ser levados à Unidade Pré-Hospitalar Zona Norte. O homem, que estava em estado mais grave, foi transferido em seguida e permanece internado na UTI da Santa Casa. A outra idosa foi medicada e recebeu alta. A família retirou a idosa na própria unidade de saúde.

Os contatos com os familiares foram feitos pela equipe de assistentes sociais da Secretaria da Cidadania, por telefone e pessoalmente, dependendo da localização das residências. Uma filha foi buscar o pai na casa de repouso. Os demais foram transferidos para o abrigo do Serviço de Obras Sociais (SOS).

A presidente do Conselho do Idoso, Mitiê Kawamoto Ruiz, informa que os familiares que não forem buscar seus parentes, que estavam na casa de repouso, podem ser responsabilizados criminalmente por abandono de incapaz e violação do Estatuto do Idoso.

A equipe do Serviço de Atendimento ao Acamado, com dois médicos, duas enfermeiras e quatro auxiliares de enfermagem, deu suporte à operação de interdição do estabelecimento irregular. Durante à tarde, os médicos estiveram no abrigo do SOS e examinaram os oito idosos transferidos para o local. Os que precisaram, foram medicados e receberam prescrição de medicação.

Até 17h30, seis famílias haviam retirado seus idosos do abrigo e uma família se comprometeu a buscar outro ainda nesta segunda-feira (15). Uma única família ainda não foi encontrada pela equipe de assistentes sociais da Secid e do SOS.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central