"VIVAcidade - um novo tempo, uma nova cidade"                          "VIVAcidade informa: faça caminhada diariamente, seu corpo agradece"                          "VIVAcidade - você é o que você clica"                          "VIVAcidade - uma cidade inteira de novidades para você!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
09.06.2009. Estresse atinge população de Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Vilão da vida moderna, o estresse também atinge a população sorocabana. Não existe apenas um fator que leva o paciente ao estresse.

Sorocaba - É uma correria danada. A luta contra o relógio é constante pois o tempo parece sempre curto. Levantar diariamente de manhã, fazer café, correr para o ponto de ônibus, trabalhar, voltar para casa e cuidar dos afazeres domésticos A mesma jornada todos os dias. Tudo isso pode ocasionar o estresse.

“Comecei a trabalhar aos 16 anos como estagiária, hoje com 20, continuo na mesma empresa, porém, tenho uma vida estressante. Como trabalhei sem registro durante 1 ano e 4 meses, não obtive férias. Trabalho e estudo, não consigo achar um tempo pra mim. Hoje, infelizmente, sofro de estresse”, diz a estudante Natália Porto Cassilo.

Natália não é a única estudante que sofre desse mal. Assim como ela, diversos adolescentes já procuraram especialistas para tratar a doença. Não existe apenas um fator determinante que leva um paciente ao estresse. Pressões internas como auto-cobrança, perfeccionismo, exigências consigo mesmo, e pressões externas que variam desde o tempo até a vida em sociedade, também contribuem para o aparecimento da doença.

“É necessário avaliar o biológico, o psicológico e o social antes da indicação de um tratamento”, diz a psicóloga sorocabana Cyntia Galvão. O estresse pode ser aliviado através de várias práticas. Uma boa alimentação e tempo para lazer e entretenimento também é importante. O mais aconselhável é fazer um tratamento psicoterapêutico, em casos mais graves. “Com o acompanhamento psíquico, o processo de melhora do paciente pode ser acelerado pois a pessoa além de receber orientações pode descobrir qual a raiz da doença”, afirma a psicóloga.

Para pacientes que não podem fazer um acompanhamento mais de perto com profissionais da área, é interessante que evitem situações que saiba que lhe causarão o estresse no futuro.

Atualmente existem diversas terapias alternativas que auxiliam no combate ao estresse. Além da homeopatia e acupuntura, uma nova terapia tem sido usada, a do Renascimento. Essa Terapia é uma técnica de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal que utiliza a respiração para gerar expansão de consciência, proporcionando equilíbrio, renovando as energias, as emoções e a mente.

De acordo com Sylvia Helena Barrosa, terapeuta renascedora, de São Roque, a busca de qualidade de vida não se trata simplesmente de tirar o estresse momentâneo, mas sim desenvolver ferramentas para usar no dia-a-dia. “A habilidade de controlar a respiração é fundamental para lidar com momentos de estresse e ansiedade”, afirma.

Essa nova técnica trabalha as emoções sutilmente. Ela desbloqueia energias estagnadas, que são os pontos de bloqueios corporais, oferecendo oportunidade de integrar corpo, mente e espírito, criando novas possibilidades, novos pensamentos e novas atitudes. Esta aí mais uma nova técnica para o combate ao estresse que tem atingido muitos sorocabanos.

Por Marine Harder.

(*) Equipe VIVAcidade - 09.06.2009

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central