"Só no VIVAcidade você encontra os eventos próprios de cada região da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a cidade conectada a você"                          "VIVAcidade - o ano todo homenageando Sorocaba"                          "VIVAcidade - criar, mudar e colaborar"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
08.06.2009. Via de Sorocaba ganha ciclopontes

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Quem costuma andar de bicicleta pela Avenida Dom Aguirre para ir trabalhar ou então por lazer, agora pode circular em boa parte do trajeto entre as duas margens do Rio Sorocaba. A Prefeitura concluiu a ampliação da ciclovia no lado direito do rio, que agora começa na Rua Padre Madureira, passa em frente à Usina Cultural, abaixo da rua XV de Novembro e termina na Avenida São Paulo, com cerca de 14 Km. A reurbanização incluiu a construção de duas ciclopontes para que a população possa pedalar nas duas pistas.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) desenvolveu o último trecho das melhorias entre a Av. São Paulo e a Usina Cultural, com o plantio de grama, iluminação e pintura da pista, restando apenas sua sinalização. Além da cicloponte localizada abaixo da ponte "Francisco Dellosso", os ciclistas têm outra travessia na ponte "Salomão Pavlovsky", na Rua Padre Madureira.

A ciclovia na margem esquerda da Dom Aguirre tem 9.520 metros de extensão, entre a avenida Camilo Júlio e a rodovia Raposo Tavares, na divisa com Votorantim. Já a da margem direita terá 4.500 metros, incluindo os 2.500 localizados na Avenida 15 de Agosto. Além de uma opção de transporte, a ampliação da pista integra o plano da Prefeitura de Sorocaba de valorizar o rio como símbolo de preservação ambiental e qualidade de vida.

Valorização ambiental

A Dom Aguirre é uma das principais avenidas integrantes do Plano Cicloviário de Sorocaba, considerada modelo nacional em qualidade de vida e mobilidade urbana. Ela garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e ecologicamente correta de transporte.

Sorocaba tem atualmente mais de 50 quilômetros de ciclovia, com a previsão de chegar a 85 nos próximos anos, o que possibilitará a interligação de praticamente todas as regiões da cidade.

Em razão do Rio Sorocaba, a ciclovia ainda faz parte do projeto de implantação do Parque Linear do Rio Sorocaba "Dr. Armando Pannunzio". A proposta é criar um sistema integrado dos parques municipais a partir do rio, com a valorização dos seus elementos naturais e históricos.

Para o prefeito Vitor Lippi, as melhorias realizadas ao longo do rio completam as ações desenvolvidas por meio do projeto de despoluição. "Em breve, Sorocaba será a primeira cidade brasileira de seu porte a ter um rio com 100% de esgoto tratado. Aliado a este programa, o parque irá transformá-lo em símbolo de consciência ambiental, aumentando a autoestima da população e resgatando sua importância histórica", defendeu.

Além de 14 km de ciclovia, arborização e pista de caminhada, o projeto do parque linear prevê a implantação de quiosques, deques, paraciclos, bancos, além de placas educativas sobre a fauna e flora nativas e os elementos existentes (por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba-1, a Usina Cultural e o Centro Esportivo "André Matiello".

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central