"VIVAcidade - você vê a cidade de ponta a ponta"                          "Campanha contra a dengue: lave e troque todos os dias a água dos bebedouros dos animais - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - tem a cidade inteira pra você"                          "Aqui você tem notícias e textos sempre atualizados com a vida da cidade - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.05.2009. Internet chegará pela tomada

 (*) Assessoria de Comunicação

Especialistas da Faculdade de Engenharia de Sorocaba - Facens - pesam os prós e contras dessa opção de acesso à internet pela rede elétrica.

Sorocaba, 14 de maio de 2009 - Se conectar à internet por meio de uma tomada pode parecer loucura, mas hoje já existe essa possibilidade. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sinalizou que irá disponibilizar esse serviço ainda este ano. Apesar de o assunto estar em evidência, os estudos voltados para esse tema gera discussões há alguns anos.

Desde 2001, algumas das cidades brasileiras fazem testes para comprovar a viabilidade dessa nova opção. A tecnologia utilizada é conhecida como Broadband Powerlines - BPL (Banda larga sobre linhas de energia) ou Power Line Communications - PLC (Comunicação sobre linhas de energia). O sistema se utiliza do mesmo meio físico que a rede elétrica, mas de forma independente e, por isso, podem conviver simultaneamente.

Sidney José Montebeller, professor de Eletrônica II (Elétrica) e Microcontroladores e Microprocessadores (Computação), comenta que a velocidade proposta pela concessionária de energia pode chegar em torno de 10 megabits, até por questões de concorrência de mercado. Bem superior às conexões convencionais via telefone e cabo. "Se a casa possui uma instalação elétrica bem feita é possível que a resposta seja eficiente quanto a rapidez".

Para o uso dessa tecnologia, o sinal de rede passa pela fiação elétrica, e não pela eletricidade. Estima-se que o processo deverá funcionar da seguinte forma: a partir de uma central, o sinal de internet "caminha" por retransmissores que estarão em postes de energia até chegar às casas. Para que elas tenham condições de receber esse sinal, será preciso ter um aparelho específico como um modem que decodificará as informações.

Uma das principais dúvidas relacionadas ao método é o conflito que pode existir com outros aparelhos. Existe uma preocupação com o uso de outros eletrodomésticos, se isso pode causar oscilação do sinal de internet. "Se forem utilizados muitos equipamentos, corre-se o risco de atrapalhar o envio de dados".

O professor ainda ressalta que a chegada de mais uma opção de acesso a internet pode ser vista como um grande benefício. "Isso deverá aumentar a concorrência entre as prestadoras de serviço de internet e as novas alternativas". Entretanto, ainda é preciso aguardar a regulamentação para saber mais detalhes e conferir como será a administração e cobrança desse serviço. A publicação oficial deverá ocorrer ainda no primeiro semestre.

Nova alternativa para inclusão digital

Segundo o administrador de redes e professor da FACENS, Luis Gustavo Monteiro, a alternativa para o acesso é viável já que 98% da população têm energia elétrica. "Considero como uma forma de inclusão digital. Assim, a internet irá chegar a lugares onde não há linha telefônica ou cabos de provedoras".

Outra vantagem dessa tecnologia é a mobilidade. Como o modem pode ser colocado em qualquer tomada, não é preciso fazer grandes modificações nas instalações. "O meio físico já está lá, só é preciso configurar as pontas (computador e central)", salienta.

Resta saber se a internet via rede elétrica irá funcionar bem no Brasil... Na Europa a modalidade já existe há anos e deu certo. "Acredito que, para a população, essa alternativa será a mais acessível. Porém, vamos aguardar para saber se a infraestrutura irá suportar a chegada de mais essa tecnologia", exemplifica Monteiro.

Por Adriana Pellegrino.

(*) Facens

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central