"VIVAcidade - muito mais que vitrine da cidade"                          "Parabéns Sorocaba pelos 360 anos de vida - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - tecnologia à serviço da cidadania"                          "VIVAcidade - a gente mostra todos os serviços públicos da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
02.05.2009. São Paulo realiza Virada Cultural

 (*) Assessoria de Comunicação

A Virada Cultural completa cinco anos. Realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tornou-se a grande festa da cidade de São Paulo. Está incorporada ao seu calendário por milhões de paulistanos que a acompanham todos os anos. Durante 24 horas ininterruptas os moradores da capital e os turistas — estima-se que, esse ano, serão algo em torno de 330 mil pessoas — se dividem entre centenas de atrações.

São shows dos mais variados ritmos: do samba-rock ao eletrônico, do rock ao romântico brega; são releituras dos discos mais significativos de importantes nomes da música brasileira; são apresentações circenses, intervenções, encontros. Das 18 horas do próximo dia 2 de maio às 18 horas do dia 3, cerca de 800 atrações irão ocupar o centro de São Paulo em 150 locais diferentes.

Aliás, essa reunião de diferentes estilos, gêneros e preferências no centro, de forma harmônica, é das características mais marcantes do evento. Carlos Augusto Calil, o Secretário Municipal de Cultura define: “A Virada Cultural tem espírito de festa múltipla e inclusiva, que promove o convívio entre as classes, gerações e gêneros. É a festa da cidade; uma celebração coletiva que ocorre principalmente na região central e faz um esforço de reocupação dessa área crítica”.

Para o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, “a Virada Cultural é um convite ao paulistano para se apropriar da região central de forma única. Durante 24 horas, o participante do evento entra em contato com diversas manifestações artísticas e, ao mesmo tempo, vive a experiência de estar no espaço comum a todos de sua cidade”.

O diretor do evento José Mauro Gnaspini, destaca que a Virada não será menor. “Graças ao entusiamo dos artistas e à notoriedade do evento, vamos manter o alto nível dos anos anteriores, e além da grande quantidade ações, nos superamos na qualidade das atrações convidadas. Nossa maratona de artes continua a se firmar como um apanhado representativo dos melhores programas da cidade, além de cada vez mais se abrir como palco para tournés de artistas internacionais”.

O Ano França-Brasil trará para a Cidade de São Paulo grupos e intervenções urbanas de grande formato. O programa da Virada Cultural se tornará ainda mais rico e impressionante, graças à cooperação dos organismos culturais e governamentais envolvidos no projeto de intercâmbio. Apresentações inéditas no país, de artistas de rua consagrados mundo afora, descortinam-se num percurso pelo centro velho. E além deste desfile de espetáculos de rua franceses, esta edição da Virada Cultural terá uma série de shows internacionais, seletos e em bom número.
Alguns números

Desde a primeira edição do evento, em 2005, a população de São Paulo, a metrópole abraçou as 24 horas de programação no centro. E tem abraçado cada vez mais e com mais gente. Estima-se que mais de 3,5 milhões de pessoas compareçam à quinta Virada Cultural.

Segundo a São Paulo Turismo, que se baseou em pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo nas últimas edições do evento, essa Virada deverá receber 330 mil visitantes, a maioria vindo do interior do Estado — um aumento de 15% em relação ao ano passado. Como essa edição se dará num final de semana prolongado, estima-se também que o turista ficará mais tempo por aqui (não mais 1,6 dia e sim 2 dias inteiros) e gastará mais (de uma média de R$ 239,00 para R$ 400,00).

Para dar conta de cerca de 800 atrações, em 24 horas, serão adaptados mais de 30 locais na região central. São cerca de 1,5 mil pessoas trabalhando no evento. E para que seja mais uma Virada marcada pela tranquilidade, montou-se uma central de emergência, com mapeamento de toda a área utilizada. De lá, profissionais especializados comandarão 150 brigadistas, o deslocamento de 40 ambulâncias e 20 UTIs móveis. A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana estarão a postos.

A première da Virada Cultural

Antes mesmo das 18 horas do dia 02 de maio, quando será dada a largada da maratona cultural que ocupará o centro de São Paulo, uma apresentação especial terá sido realizada. No dia 1 de maio, sexta-feira, às 22 horas, o grupo francês Carabosse irá se apresentar no Jardim da Luz. Haverá reapresentação do espetáculo no dia 2, às 22 horas.

A companhia mostra uma grande instalação visual e sonora, que faz uso do fogo e da música; a idéia principal é estimular os sentidos.

Parceiros, Apoios e Adesões

São muitos os parceiros da Virada Cultural. Alguns deles desde a primeira edição do evento. Em 2009, a Prefeitura de São Paulo, com realização da Secretaria Municipal de Cultura, tem como parceiros: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Cultura, SP Turismo e SESC-SP.

Além dos parceiros oficiais, há os parceiros voluntários: Museu do Tribunal de Justiça, Greenpeace, Livraria Cultura, Cia. Paulista de Teatro, FIESP / SESI-SP / Teatro do SESI, MuBE - Museu Brasileiro da Escultura / Auditório, HSBC Belas Artes, Teatro Oficina, Expresso Brasil, Centro Cultural CIA Paulista de Teatro, Centro Cultural CDC Patriarca/ Morro Vermelho, Centro Cultural Instituto Pombas Urbanas – Centro Cultural Arte em Construção, Centro Cultural Casa Mestre Ananias – Centro Paulistano de Capoeira e Tradições Baianas, Centro Cultural Estúdio La Casa de Musica, Lilous Salão de Festas, Bar ou Restaurante Galpão, Teatro dos Arcos, Moriab, Espaço Arte Música e Consciência.

Confira a programação completa em
http://viradacultural.org/?n1=eventos

(*) Prefeitura de São Paulo

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central