"Divulgação na internet: a melhor maneira de realizar negócios - Equipe VIVAcidade"                          "Motorista: RADAR: 50 km/h na Av. Adhemar de Barros nos dois sentidos"                          "VIVAcidade - comunique-se com a vida"                          "VIVAcidade - um novo conceito"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
30.04.2009. Ciclovias nas margens do rio Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Os ciclistas que trafegam pela avenida Dom Aguirre para ir ao trabalho ou então por lazer conseguirão, em breve, circular pelas duas margens do rio Sorocaba. É que, atualmente, um trecho ao lado direito do rio, na altura da ponte "Francisco Dellosso", está sendo reurbanizado e recebendo mais um trecho de ciclovia. Além de uma opção de transporte, a ampliação da pista integra o plano da Prefeitura de Sorocaba de valorizar o rio como símbolo de preservação ambiental e qualidade de vida.

A nova etapa da ciclovia, no lado direito do rio, se desenvolve a partir do acesso à avenida São Paulo, chegando ao percurso já existente entre a Usina Cultural e a ponte "Salomão Pavlovsky". A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) concretou toda a pista e realiza, neste momento, o plantio de grama no local, para posterior execução dos serviços de pintura, iluminação e sinalização da pista.

A ciclovia já existente na margem esquerda da Avenida Dom Aguirre tem 9.520 metros de extensão, entre a avenida Camilo Júlio e a rodovia Raposo Tavares, na divisa com Votorantim. Já a da margem direita terá 4.500 metros, incluindo os 2.500 localizados na avenida 15 de Agosto.

Para ir de uma margem a outra, os ciclistas dispõem de travessias nas pontes "Fernando de Luca Neto" e "Salomão Pavlovsky", além da cicloponte instalada abaixo da ponte "Francisco Dellosso".

Valorização ambiental

A Dom Aguirre é uma das principais avenidas integrantes do Plano Cicloviário de Sorocaba, considerada modelo nacional em qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e ecologicamente correta de transporte.

A cidade tem atualmente 50 quilômetros de ciclovia, com a previsão de chegar a 85 os próximos anos, o que possibilitará a interligação de praticamente todas as regiões da cidade.

Em razão do rio Sorocaba, a ciclovia ainda faz parte do projeto de implantação do Parque Linear do Rio Sorocaba "Dr. Armando Pannunzio". A proposta é criar um sistema integrado dos parques municipais a partir do rio Sorocaba, com a valorização dos seus elementos naturais e históricos.

Para o prefeito Vitor Lippi, as melhorias realizadas ao longo do rio completam as ações desenvolvidas por meio do projeto de despoluição. "Em breve, Sorocaba será a primeira cidade brasileira de seu porte a ter um rio com 100% de esgoto tratado. Aliado a este programa, o parque irá transformá-lo em símbolo de consciência ambiental, aumentando a autoestima da população e resgatando sua importância histórica", defendeu.

Além de 14 Km de ciclovia, arborização e pista de caminhada, o projeto do parque linear prevê a implantação de quiosques, decks, paraciclos, bancos, além de placas educativas sobre a fauna e flora nativas e os elementos existentes (por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba-1, a Usina Cultural "Etore Marangoni" e o Centro Esportivo "André Matiello".

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central