"VIVAcidade - Sorocaba em alguns cliques"                          "VIVAcidade - você precisa da cidade, a cidade precisa de você"                          "O Site VIVAcidade possui um diretório da Lei Ficha Limpa em Sorocaba"                          "Motorista, dirija com segurança, use sempre as duas mãos sobre o volante e evite colocar o braço para fora do veículo - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
24.04.2009. Câmara de Sorocaba x Congresso Nacional

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Mais um escândalo no Congresso Nacional. As passagens aéreas que são pagas pela população servem para que os parlamentares façam turismo com seus familiares e amigos e se hospedem em hotéis de luxo mundo afora. Poucos sabem, mas os parlamentares ainda recebem por direito a passagem gratuita para o Rio de Janeiro desde quando esta cidade ainda era a capital do país.

Não acostumados com a opinião pública contundente que foi estimulada pela internet, alguns parlamentares agora estão criticando a mídia por dimensionar o assunto. Por sorte, alguns parlamentares são donos de mídias que obviamente não os criticam.

O que fica mais estranho é o fato de que dimensionar o assunto, que deveria ser entendido como uma atitude que eleva o espírito da democracia, é tido como algo que prejudica a imagem destes parlamentares como se ao povo fosse dado apenas o direito de votar e não o de criticar.

Em Sorocaba não é diferente. Os vereadores também ficaram bravos depois que alguns órgãos de imprensa os compararam com os parlamentares que passeiam em Brasília. Numa atitude ridícula, elogiaram em sessão oficial um jornal de papel que fez um editorial em defesa da Câmara Municipal no tocante a este assunto. Ponto negativo para a Câmara de Sorocaba e para o jornal que não pensou na verdadeira opinião de seus leitores, preferindo fazer política.

Agora, a pergunta que se faz é: será que a Câmara Municipal de Sorocaba, depois de aprovar descaradamente vários cargos biônicos como moeda de troca para os partidos, tem moral para não querer ser comparada com o Congresso Nacional e seus péssimos legisladores?

É preciso sim comparar sempre os poderes legislativos nos âmbitos federal, estadual e municipal para que as más atitudes de uma casa legislativa não sirvam de exemplo para a outra. Assim, os vereadores hoje em Sorocaba deveriam fazer um repúdio aos seus colegas de Brasília pelos escândalos diários que estamos vendo principalmente pela internet.

A imprensa de Sorocaba, especialmente os jornais de papel, deveria ser isenta quanto ao trato das questões do legislativo e não tentar formar a opinião pública de que os vereadores de Sorocaba, enquanto fazem o errado e abraçam a cartilha da imoralidade diante da coisa pública, continuem sendo aplaudidos quando na realidade deveriam estar sendo vaiados e até expulsos de seus cargos.

Os maus exemplos vêm de baixo para cima e de cima para baixo, porém, as pessoas devem tomar consciência de que este mal do século 21 chamado “político” deve ter sua qualidade melhorada e os partidos, de onde brotam os bons e os maus homens públicos, devem cuidar de renovar os candidatos, acabando com o “caciquismo” e estimulando também a reforma política que irá mudar a legislação eleitoral e partidária nos três níveis de poder.

Ao não concordar com a reforma política ou enrolar a sociedade para que a mesma pense que esta não é importante, os vereadores, os deputados estaduais, os deputados federais e os senadores fincam a estaca no povo brasileiro para que o mesmo fique imobilizado diante dos escândalos e comece a achar que é tudo normal.

Assim, é preciso que a sociedade continue a criticar, a comparar e a igualar os poderes legislativos do Brasil e em especial as Câmaras Municipais que, atualmente, estão bem parecidas quanto ao comportamento com o Congresso Nacional, mas que, se quiserem, podem ainda usar de suas atribuições para melhorar as condições da tão enfraquecida democracia.

Por Luís Renato Cruz.

(*) Equipe VIVAcidade - 24.04.2009

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central