"VIVAcidade - o seu site de interação com a cidade"                          "VIVAcidade - ligando o planeta com Sorocaba"                          "VIVAcidade - viva a vida, viva a cidade!"                          "VIVAcidade - a vida da cidade em movimento"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
12.04.2009. As Olimpíadas da Sustentabilidade

 (*) Aspásia Camargo

Em uma cidade castigada pelo esvaziamento econômico e pela perda de identidade política surgem as Olimpíadas de 2016 como esperança de revitalização do Rio e de sua transformação em uma cidade sustentável. O maior aliado do meio ambiente é o desportista, que exige ambiente saudável- ar puro e água limpa- e beleza natural como cenário para suas glórias e disputas. No Rio, temos beleza natural de sobra e ambiente saudável de menos.

Nosso maior adversário é a Chicago de Barack Obama, cidade limpa que se considera a mais verde do mundo, com prédios ecológicos, lagos balneáveis e uma rede de metrô invejável. Temos oito meses para planejar a mudança e, se formos selecionados, mais seis anos para implantá-las, tornando realidade a utopia da sustentabilidade que o Rio viu nascer durante a Conferência Mundial de 1992. Ao contrário do PAN e da última candidatura às Olimpíadas, desta vez o Comitê Organizador criou uma Diretoria de Sustentabilidade que exige o transporte de massas e a despoluição do Complexo Lagunar da Barra e da baía de Guanabara.

Sustentabilidade, porém, é mais do que isso. É o desenvolvimento econômico que virá com um turismo mais profissional e ecológico. É a inclusão social, formando desportistas nos clubes e comunidades pobres; e a oportunidade de inserir ambulantes subempregados no projeto de mudança. Sustentabilidade é também a convivência urbana em ambiente acolhedor e seguro. Sem abandonar o velho amor à rua, vamos acabar com a idéia de que “o espaço de todos é de ninguém”. Não jogar lixo nas calçadas nem urinar por aí é dever do cidadão que depende de lixeiras e banheiros públicos.

A CPI que a Câmara de Vereadores realizou contra a desordem urbana demonstrou que uma ampla consulta popular pode ajudar a construir a ordem urbana e democrática que queremos a partir de um novo Código de Posturas e de Composturas que provoque, ao mesmo tempo, mudanças na precária legislação vigente mas também no comportamento cívico tolerante e anárquico. O Plano Diretor que devemos votar ainda este ano pode ser o canal de participação adequado para construir o Rio sustentável de 2016. O primeiro passo é extinguir a prática tolerada de distribuir espaço público com protegidos políticos - incompatível com uma cidade internacional e com as necessidades impessoais dos milhões de cidadãos que nela circulam. O espaço urbano é o sistema circulatório da cidadania.

(*) Aspásia Camargo é vereadora pelo PV no Rio de Janeiro e militante com vários anos de atuação em Meio Ambiente e formulação de Políticas Públicas. É Colunista mensal de Plurale.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central