"VIVAcidade - tecnologia à serviço da cidadania"                          "VIVAcidade - Sorocaba em alguns cliques"                          "VIVAcidade - muito mais que classificados on line"                          "Só no VIVAcidade você encontra os eventos próprios de cada região da cidade - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
26.03.2009. Carro de Sorocaba foi bem em competição

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba, 26 de março de 2009 - Mal acaba a primeira competição do ano e os alunos de Mecânica da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) já começam a planejar o que será modificado para a próxima disputa regional, que acontecerá em outubro - em Minas Gerais. O capitão da equipe Fase Racing VDN, Julio César Paciléo, do 5º ano, afirma que a equipe já iniciará alguns projetos para melhorar ainda mais o carro. "Temos um bom período até outubro e, até lá, estaremos focados no projeto".

O capitão salienta que, para os participantes, todo ano é uma experiência nova que será levada em consideração na vida profissional. "Alguns integrantes que participaram da competição pela primeira vez, voltaram totalmente entusiasmados e com mais força para projetar e melhorar cada vez mais para o novo desafio".

Ainda de acordo com o capitão, o nível da competição foi o mais alto de todos os anos anteriores. O Baja SAE comemorou 15 anos de existência e os organizadores e comissões técnicas da competição exigiram o máximo das equipes, tanto nas apresentações dos projetos, quanto no enduro. "A pista no domingo foi totalmente diferente dos anos anteriores, com obstáculos que exigiam demais da resistência dos carros, onde apenas 26 terminaram a prova e o protótipo da Facens foi um deles". No ano passado eles ficaram entre os quarenta primeiros colocados, já este ano, ficaram em 24º lugar.

Segundo Julio, os mais novos da equipe não tinham noção da dimensão da competição. Quando chegaram lá, ficaram impressionados com as equipes de todas as partes do Brasil mostrando o trabalho que desenvolveram. Essa é considerada a maior competição para os futuros engenheiros. "Este ano, uma equipe dos Estados Unidos participou. Para se ter uma noção da dificuldade da pista, fazia cinco anos que o carro deles não quebrava nas competições americanas e aqui no Brasil quebrou", comenta o capitão.

A competição

Realizada pela SAE BRASIL (filiada à SAE Internacional), a competição teve início com avaliações de segurança, e terminou com o esperado Enduro de Resistência, que contou com 50 carros na pista, desenvolvidos e construídos por estudantes de 14 Estados do País, além de Brasília e Estados Unidos.

Foram quatro dias de avaliações de segurança, apresentações de projeto e provas dinâmicas aplicadas por juízes especializados. Uma das provas - Suspension & Traction - foi a principal novidade para as equipes e constituiu de uma pista exigente e cheia de surpresas, muitas irregularidades, subidas e descidas fortes e vários obstáculos com toras de madeira, que exigiram forte desempenho dos sistemas de suspensão, tração, direção e, sobretudo, robustez dos carros. Além disso, as provas de aceleração, velocidade máxima e uma verificação específica de frenagem obrigaram as equipes a aprimorarem os sistemas dos veículos SAE Baja, que se mostraram ainda mais leves e eficientes.

(*) Facens

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central