"Saiba quais são os comércios e os serviços pertencentes a um determinado Segmento. Utilize o nosso Guia de Serviços - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - cidadania com cara de cidade"                          "Motorista: RADAR: 60 km/h na Av. Cel. Nogueira Padilha em frente ao SENAC nos dois sentidos"                          "Motorista, dê preferência ao pedestre - Vivacidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
23.03.2009. Sorocaba: Centro de Referência em Educação

 (*) Assessoria de Comunicação

Um dos principais investimentos da Prefeitura de Sorocaba no setor, a construção do Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira, segue em suas últimas etapas. Atualmente, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) acompanha os serviços de acabamento, como a instalação de iluminação externa, paisagismo e pavimentação do estacionamento.

De acordo com o prefeito Vitor Lippi, criado para reunir diferentes ações educacionais e atendimento especializado a professores e estudantes da Rede Municipal de Educação, o Centro de Referência será modelo para todo Brasil. O prédio será um dos únicos com 100% de acessibilidade entre seus ambientes.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizará, no local, diversos programas voltados a melhoria da qualidade de ensino da rede municipal, como atividades interdisciplinares, cursos e treinamentos para professores. O Centro de Referência ainda permitirá um melhor desenvolvimento aos alunos, por exemplo, com dificuldades de aprendizagem ou com altas habilidades intelectuais que, em horários alternados aos das aulas, participarão de atividades diferenciadas.

Modelo nacional

Além da educação, o prédio funcionará também como um espaço cultural. O prédio abrigará um anfiteatro e um palco para 350 espectadores e capacidade para sediar eventos ao ar livre. Para o Vitor Lippi, a programação que será desenvolvida "resultará não somente na melhora das condições de trabalho dos educadores, mas, principalmente, na qualidade da educação que vem ao encontro ao conceito de 'Cidade Educadora, Cidade Saudável'". O prefeito ainda destaca a concepção arquitetônica do prédio, "que garante acesso a todos os cidadãos".

O projeto e a construção do Centro de Referência contaram com a supervisão do Instituto Paradigma, entidade de São Paulo especializada em ações para a inclusão de pessoas com necessidade especiais. Do estacionamento aos ambientes internos, tudo foi planejado para permitir acesso total a todos os ambientes do local, incluindo cadeirantes, idosos e obesos, por exemplo. Uma criança cadeirante, por exemplo, poderá se servir sozinha no refeitório, pois haverá um balcão acessível à altura de suas mãos.

As fechaduras das portas e janelas têm modelos de fácil manuseio para também atender as necessidades de cadeirantes e de pessoas com alta ou baixa estatura. O estacionamento comportará 53 veículos, com vagas reservadas às pessoas com necessidades especiais, sinalização horizontal e vertical, e terá também uma rampa de cerca de 1,20 metro de altura para facilitar a saída da pessoa e/ou cadeirante do carro.

Além disso, o acesso ao prédio se dará por rampas, com corrimões duplos, guias de balizamento e a sinalização tátil de alerta antes do início e após o término da rampa. A sinalização será passada de várias formas, adotando o braile, figuras e letras em relevo, em cores contrastantes.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central