"VIVAcidade - todo o turismo de Sorocaba na Internet"                          "VIVAcidade - localização por pontos de referência visuais"                          "VIVAcidade - muito mais que mapas da cidade"                          "VIVAcidade - conheça todos os pontos da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
13.03.2009. Sorocaba terá projeto de saúde da PUC

 (*) Assessoria de Comunicação

O Projeto "Fortalecimento da Atenção Integral à Saúde", desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Sorocaba e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - Sorocaba), foi aprovado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET), mantido pelos Ministérios da Saúde e da Educação. A aprovação foi oficializada em fevereiro e garante financiamento para a implantação do trabalho que terá duração de um ano para avaliar e planejar ações de fortalecimento do serviço público de saúde em quatro regiões da cidade.

O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que a implantação também será em parceria, envolvendo profissionais da Secretaria da Saúde e a equipe de docentes e alunos da PUC. "Será uma ação concentrada e focada no perfil e nas necessidades de cada região. Será importantíssima do ponto de vista acadêmico, do envolvimento da comunidade e, principalmente, para o planejamento da área da Saúde", comentou Palma.

Para elaborar o cronograma de implantação do projeto, os parceiros estarão reunidos nesta segunda-feira (16), no prédio do Centro de Ciências Médicas e Biológicas (CCMB - PUC/SP), a partir das 19h. Além do secretário da Saúde e da direção do CCMB, participam ainda demais representantes da SES e as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), com médicos e enfermeiros que atuarão no programa.

Liliane Guimarães Pinho, coordenadora do PSF na Prefeitura, explica que as atividades serão desenvolvidas nas comunidades atendidas pelas Unidades de Saúde da Família de Aparecidinha, Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães, Vila Sabiá e Vitória Régia. Cada uma delas terá um grupo tutorial, formado por um professor tutor (da instituição de ensino), 6 preceptores (que serão médicos e enfermeiros da unidade) e 26 alunos (de enfermagem e medicina), entre monitores bolsistas e não bolsistas.

O Fortalecimento da Atenção Integral será trabalhado com foco na "Implantação da Clínica Ampliada" e no "Aperfeiçoamento do Sistema de Referência e Contra Referência". O primeiro é baseado no conceito amplo de promoção da saúde, avaliando o indivíduo como parte de uma comunidade. Já o segundo item trata da dinâmica e organização dos serviços, incluindo a retaguarda que a unidade necessita para encaminhamentos de pacientes e a resolubilidade dos atendimentos.

Cada grupo terá catorze atividades para desenvolver durante o programa. Entre elas está a identificação do perfil da comunidade, lideranças e equipamentos disponíveis na região, capacitações de equipes, construção e fortalecimento de redes para as intervenções educativas. As equipes também farão planos de abordagem populacional e ficarão responsáveis pela elaboração de um protocolo piloto para cada região.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central