"VIVAcidade - a gente compartilha a cidade"                          "VIVAcidade - conhecer é valorizar"                          "VIVAcidade - o mundo é de quem o transforma"                          "Só no Guia de Serviços VIVAcidade você tem a opção de buscar o serviço ou o comércio por Via, por Região ou por Segmento - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
09.03.2009. Unip visita Câmara de Mediação de Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Em Sorocaba, a Secretaria de Cidadania (Secid) recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), a visita de 20 estudantes do 4º ano do curso de Direito, da Unip (Universidade Paulista). O objetivo do grupo foi conhecer detalhes de como funciona o trabalho da Câmara de Mediação.

O serviço foi apresentado pela advogada e supervisora da Câmara, Maria Aparecida Rodrigues Athayde, que destacou o pioneirismo e a eficiência do serviço. "A Câmara de Mediação é a primeira do interior do Estado de São Paulo e os nossos índices de acordo têm sido maiores que na capital, girando em torno de 70 a 73%", declara. Durante a visita, Athayde ainda detalhou como é realizado o trabalho e deu exemplos de casos.

A futura advogada Ilza Gomes, 34 anos, uma das estudantes presentes, disse que ficou impressionada com o trabalho realizado pela Prefeitura de Sorocaba. "O mais curioso é que não sabíamos tanto detalhes desse trabalho tão legal aqui na cidade", afirmou. Ao final do encontro, os futuros advogados também conheceram as demais instalações da Secid.

A Câmara de Mediação

Criado em junho de 2006 pela Prefeitura, a Câmara de Mediação vem surpreendendo não só pela alta procura pelo serviço prestado, quanto pela qualidade e eficácia que vem apresentando. Neste ano, a Câmara atendeu 145 pessoas, com cerca de 70% dos casos resolvidos. Desses, 50 tiveram seus processos instaurados, 39 receberam atendimento jurídico e 56 foram encaminhados a outros órgãos, como a Procuradoria Geral do Estado, Justiça do Trabalho, Juizado Especial Cível, Procon e Conselho Tutelar.

De acordo com a supervisora Athayde, em média, são realizados quase 30 atendimentos por dia. O serviço é procurado pelos mais diversos motivos, como discussão entre vizinhos, pequenos serviços mal executados, pequenas dívidas, conflitos por herança, entre outros.

Conforme a secretária Maria José de Almeida Lima, além da agilidade e da eficácia, o atendimento é gratuito e tem a vantagem de promover a cultura da paz, desenvolvendo a justiça social. Ela ressalta, ainda, que em todos os processos as partes envolvidas comparecem para negociação de livre e espontânea vontade.

O funcionamento da Câmara de Mediação é simples. Ao procurá-la, o interessado passa por uma Triagem, onde o funcionário verifica se o conflito pode ser mediado e faz um pré-relatório. Se positivo, uma das técnicas utilizadas para estimular a solução do caso desde o início é fazer com que a pessoa entregue a carta-convite para a mediação a outra parte envolvida.

"Com essa técnica, praticamente 15% dos casos se resolve sem nem precisar passar pela mediação", declara Maria Aparecida Athayde. As mediações duram no máximo 45 minutos e acontecem as terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secid. A Triagem ocorre diariamente, das 9h às 16h, no mesmo local. A Câmara de Mediação de Sorocaba fica na Secid, instalada na rua Santa Cruz, 116, no Centro.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central