"VIVAcidade - a sua cidade com referências"                          "VIVAcidade - viva essa idéia"                          "VIVAcidade - comércio e serviços próximos de pontos de referência"                          "Só no Guia de Serviços VIVAcidade você tem a opção de buscar o serviço ou o comércio por Via, por Região ou por Segmento - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
05.02.2009. Sorocaba transforma egressos em cidadãos

 (*) Assessoria de Comunicação

Nesta sexta-feira (6), o coordenador da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo, padre Valdir João Silveira, e o advogado da Pastoral Carcerária da Cidade de São Paulo, Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, estarão na cidade para conhecer a sede da Cooperativa de Egressos, Familiares de Egressos e Reeducandos de Sorocaba e Região, a Coopereso. A visita será acompanhada pelo vice-prefeito José Ailton Ribeiro, o secretário das Parcerias, Roberto Juliano, e demais autoridades políticas e de classe da cidade, além dos integrantes da cooperativa e convidados.

O motivo da vinda do padre Valdir é que, este ano, a iniciativa sorocabana vem ao encontro da Campanha da Fraternidade/2009, da Igreja Católica, e que tem como tema "Fraternidade e Segurança Pública". Os visitantes querem conhecer detalhes do Projeto "Cidade Super Limpa", da Prefeitura de Sorocaba, onde os integrantes da Coopereso atuam.

"O objetivo da Campanha da Solidariedade deste ano é sucitar o debate sobre Segurança Pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, família, na comunidade e numa sociedade. Tudo isso para que todos se empenhem efetivamente na construção da Justiça Social que seja garantia de segurança para todos", explica o coordenador da Coopereso, Jorge Valente de Oliveira Filho, destacando que Sorocaba serve de exemplo para muitos municípios, pois "o nosso trabalho tem total apoio e parceria da Prefeitura".

Coopereso e a Prefeitura

Desde o início de 2008, a Prefeitura de Sorocaba realiza este trabalho pioneiro no País graças ao convênio firmado com a Fundação de Amparo ao Preso "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap). De acordo com a Secretaria das Parcerias (Separ), com o nascimento da Coopereso, centenas de pessoas que deixam o cárcere passam a ter muito mais do que liberdade. "Eles voltam a ter cidadania", comenta Roberto Juliano, lembrando que a parceria entre a Prefeitura e a entidade possibilitou aos egressos de Sorocaba e região, bem como a seus familiares, a reconquistarem a oportunidade de trabalho e a chance de mudança de vida.

Atualmente, a Prefeitura de Sorocaba recruta mão de obra para execução de serviços de natureza operacional que necessita. Hoje são 130 pessoas, entre egressos e familiares, trabalhando na cooperativa. Eles cuidam da limpeza de vias públicas, áreas como o Paço Municipal, parques e pistas de caminhada. Cuidam também da coleta de inservíveis domiciliares, operam a usina de reciclagem de entulho e de folhagens e galhos, realizam paisagismo e jardinagem, além de recuperarem prédios e muros públicos que sofrem pichações.

Outro trabalho importante desenvolvido pelos cooperados é a limpeza de áreas particulares. Pela parceria, os fiscais da Prefeitura ao autuarem os proprietários que não conservam os seus terrenos, chamam a equipe da Coopereso para a realização desse o trabalho. O serviço é repassado à Prefeitura que, posteriormente, é cobrado do proprietário.

A parceria tem dado resultado. Desde o início do convênio, a Coopereso já realizou a roçagem e a varredura de 4,9 milhões de metros quadrados de praças e avenidas e construiu cerca de 20.000 metros quadrados de calçadas na cidade.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central