"Só o VIVAcidade orienta o turista e o cidadão local através dos pontos de referência visual da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a cara de Sorocaba na internet"                          "VIVAcidade - muito além da cidade"                          "VIVAcidade - mais do que um site, uma sensação"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
25.12.2008. Toyota em Sorocaba é uma incógnita

 (*) Equipe VIVAcidade

Apesar do otimismo de Sorocaba, ontem, a crise internacional fez com que o presidente da montadora Katsuaki Watanabe fosse substituído pelo vice-presidente, Akio Toyoda. A substituição ocorrerá em abril de 2009, quando terá início o próximo ano fiscal da empresa.

De acordo com agências noticiosas internacionais, a Toyota, que adotou uma política de não cortar empregos, continuará a reduzir a produção para enfrentar a crise. A montadora também reduziu a previsão global de venda de veículos pela segunda vez este ano e está paralisando planos ambiciosos de expansão, em grande parte por causa de uma queda forte na demanda dos EUA.

Nos últimos anos, a Toyota tem mostrado forte crescimento, incentivado pela grande demanda por modelos com consumo eficiente de combustível, como o Camry e o carro híbrido Prius. Mas a queda da demanda na América do Norte e o impacto negativo da valorização do iene prejudicaram o resultado da empresa.

Comentários

Mais uma vez, de acordo com agências internacionais de ontem (24.12), há a informação de que os planos de expansão da montadora estão suspensos em todo o mundo. O fato noticiado pelo VIVAcidade na segunda-feira causou surpresa em Sorocaba. No entanto, a prefeitura local tratou logo de afirmar que na terça-feira recebeu de um porta-voz da assessoria de imprensa da Toyota a informação de que, apesar da crise, o investimento de US$ 700 milhões em Sorocaba está mantido.

Por uma questão de coerência em seu discurso político, o prefeito Lippi precisa defender a idéia de que a Toyota manterá mesmo o investimento em Sorocaba. Há toda uma expectativa em cima da Toyota e do Parque Tecnológico que levaria Sorocaba a um novo ciclo econômico e político.

Apesar de toda a população e toda a região de Sorocaba torcerem para que o investimento seja mantido, o fato é que, até o momento, a Toyota vem afirmando em todos os noticiosos que os planos de expansão da empresa estão suspensos em todo o mundo, o que gera conflito com as informações locais.

O Japão está abarcando uma crise interna (valorização do iene) que certamente vem contribuindo para frustrar os planos da Toyota cuja matriz fica naquele país.

A substituição do presidente da Toyota revela que há uma evidente crise institucional de comando instalada dentro da empresa.

As montadoras em todo o mundo estão sendo ajudadas pelas autoridades monetárias internacionais dos EUA, assim como os bancos, o que revela que bons ventos não estão soprando a favor dos setores bancário e automotivo.

Outro ponto ainda em debate seriam as linhas de crédito para o consumo dos automóveis no mercado doméstico. Haveria a necessidade de reduzir a taxa de juros para que grande parte dos consumidores com renda média pudessem ter acesso ao consumo destes veículos. Ainda que o fato de se produzir o veículo localmente possa deixá-lo mais barato para quem mora em Sorocaba.

Boa parte dos veículos da Toyota fabricados em Sorocaba parece que serão exportados. Hoje, a Toyota paga por ter carros parados inclusive nos portos, tendo altos custos de estocagem. Será que os mercados receptores externos terão poder de consumo para absorver todos estes automóveis?

As operações da Toyota em Sorocaba, de acordo com o cronograma, se iniciariam somente em 2011. Até lá, há a possibilidade de a crise ter se afastado. Mas a Toyota terá que se estruturar novamente e rever seus planos de expansão, pois toda crise deixa seqüelas.

Porém, em meio a anúncio de férias coletivas, especulações de demissões e previsões alarmistas, o bote salva-vidas partiu de Brasília. O governo tratou de liberar R$ 8 bilhões para os bancos das montadoras e, no início de dezembro, anunciou a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e reaqueceu o mercado às vésperas do final do ano.

Se a Toyota de Sorocaba produzisse hoje 150 mil carros por ano, como está previsto, dificilmente haveria demanda de consumo. Ou seja, a produção hoje em Sorocaba, diante do cenário global desfavorável, já teria que ser revista. Ou a fábrica já estaria temporariamente fechada como vem acontecendo com outras unidades da empresa espalhadas pelo mundo.

Porque a Toyota manteria o investimento somente em Sorocaba? Se realmente há este privilégio, porque as agências internacionais de notícia não destacam Sorocaba como a única cidade do planeta em que serão mantidos os planos da montadora?

Por enquanto, não houve uma resposta por parte de nenhuma autoridade do Conselho ou da Diretoria da Toyota. Ou seja, em momento algum, a cúpula da Toyota, diante da crise, assinou algum manifesto público oficial sobre a situação atual de seus planos para Sorocaba.

Por Luís Renato Cruz, especial para o VIVAcidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 25.12.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central