"VIVAcidade - viver amanhã é muito tarde. VIVA hoje..."                          "Programe seu city tour pela cidade através da seção Pontos Turísticos >> Regiões - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a gente compartilha a cidade"                          "VIVAcidade - viva o lado cidade da vida"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
01.12.2008. Senador Educacionista esteve em Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

"A internet foi a invenção mais democrática depois que os gregos inventaram a democracia" (Cristovam Buarque).

Surgiu um senador que defende radicalmente a Educação como a solução para os demais problemas sociais. Seu nome é Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele esteve em Sorocaba no último sábado (29.11) para participar do 1º Seminário de Educacionismo em Terras Paulistas.

O evento ocorrido na Uniso contou com a organização da Rede Amigos da Cultura. No mesmo dia, ele concedeu entrevista coletiva, sendo questionado em diversos temas, principalmente Educação e Educacionismo.

Nas palavras do próprio Cristovam, Educacionismo é "a visão de que o progresso da humanidade é construído por uma revolução na educação que assegure escola da máxima qualidade e igual para todos, independentemente da renda da família ou da cidade onde mora a criança".

Buarque não gosta da idéia de associar o Educacionismo com a sua imagem. Ainda que prefira que o movimento educacionista não tenha dono, ele lidera-o com vontade e entusiasmo, pois acredita que através do Educacionismo a sociedade brasileira pode encontrar uma saída para o desenvolvimento e para o progresso como nação mundial daqui a algumas décadas.

O senador rebate as críticas dos que afirmam que ele é um político de uma nota só, que ele só fala em Educação. "Prefiro ser um político de uma nota só do que não ter nenhuma nota para falar, porém, ao falar de Educação, estou atingindo todas as outras notas, pois a Educação é a base de tudo".

Para ele, o movimento é de todos e todos podem participar independentemente de partido político, mas acha importante haver dentro dos partidos pessoas que defendam o movimento. O Educacionismo parte do princípio de que haja uma escola igual para todos. O filho do rico estudaria na mesma escola do filho do pobre para que todos pudessem ter igualdade de oportunidades.

O senador provocou polêmica no Congresso Nacional ao sugerir um projeto de lei em que deputados e senadores fossem obrigados a matricular seus filhos em escolas públicas. Ele acredita que desta forma os políticos poderiam se sentir na obrigação de melhorar a qualidade do ensino.

Sobre as cotas, o Senador é favorável enquanto não houver condições igualitárias para que todos acessem as universidades. "Porque no futebol temos tantos craques que vieram de origem pobre? Porque foi dada a eles igualdade de condições desde pequenos". Ele acredita que ainda teremos 20 anos pela frente até a extinção das cotas.

Buarque sugere mudar a frase que está escrita na Bandeira Nacional para "Educação é Progresso". Segundo ele, a conscientização irá aumentar juntamente com o patriotismo e a percepção de que é a Educação que gera o Progresso. "Na época em que a bandeira foi criada, 65% da população nem sabia ler o que nela estava escrito", cutuca o senador.

Outra vertente do movimento Educacionista diz respeito à preparação do educador e à estruturação das escolas. Segundo Buarque, o professor de giz e lousa está com os dias contados. Assim, o novo educador deverá ser um instrutor de "surf", ou seja, um orientador para que os alunos saibam como "surfar" pelas informações do mundo e a seleciona-las, deverá ser um especialista em educação virtual. Haveria uma revolução radical no ensino com o uso das novas ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Segundo o senador, a principal ferramenta para a difusão do Educacionismo é a internet, pois a mesma permite a formação de redes de divulgação de idéias. Buarque é um entusiasta da internet e a usa praticamente desde que a mesma foi introduzida no Brasil. A falta de equipamento para acessar a internet atualmente não é mais desculpa já que existem computadores e lan houses espalhados por todos os cantos. Elogiou o projeto "Sabe-Tudo" de inclusão digital desenvolvido em Sorocaba como um ótimo exemplo.

O senador pretende que o Educacionismo seja um movimento organizado pela sociedade civil em todas as cidades através de núcleos. Atualmente, o movimento está se organizando e ganhando adeptos em todo o Brasil. Em Sorocaba, a Ong. Amigos da Cultura mantém um núcleo.

Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas no site:

http://www.educacionismo.org.br/

Por Luís Renato Cruz, especial para o VIVAcidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 01.12.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central