"Divulgação na internet: a melhor maneira de fidelização de clientes - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - Apoiando cidades inteligentes"                          "Potencialize seu site através do VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a cidade se faz presente"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
10.11.2008. Estudantes da Facens irão à Califórnia

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba, 10 de novembro 2008 - Correr 22 voltas e enfrentar 40°C de calor com temperatura de superfície de pista de 63ºC. Além destes desafios, as equipes que participaram da Fórmula SAE tiveram que colocar em prática muita tecnologia e estratégias para vencer as provas estáticas e conquistar os pontos disponíveis nas provas dinâmicas pela superação dos oponentes.

A equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), ficou em segundo lugar, logo depois do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, SP. A terceira colocação foi da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica e orientador da equipe, Carlos Alberto Gasparetto, a avaliação foi positiva tanto para a equipe, quanto para o evento. "Tivemos que enfrentar o calor, as mudanças climáticas que ocorreram no sábado, entre outros. Mas, mesmo assim, a competição agregou muito para o desenvolvimento das equipes".

Com essa colocação, a equipe V8 ganha o direito de competir na Fórmula SAE West, em junho, na California Speedway, na cidade de Fontana, que está a pouco mais de 100km de Los Angeles. "Os alunos têm um bom histórico e o veículo só precisará de alguns ajustes. Já começamos a pensar nos próximos passos, afinal, temos que estar prontos para competir nos EUA", comenta Gasparetto.

A prova deste ano foi além do espírito competitivo. Como sempre teve também muita cooperação. A equipe V8 emprestou o motor, do carro antigo, para a USP de São Carlos. O capitão da equipe V8 e aluno de pós-graduação de Engenharia Mecânica, André Ferreira de Souza, explica que antigo veículo foi levado para servir de comparativo na prova apresentação de design. "O motor do carro dos adversários tinha fundido no sábado e, quando soubemos disso, resolvemos ceder o nosso anterior para os outros competidores".

As provas estáticas no sábado (08/11) incluíram testes de segurança do piloto, custos do projeto, tilt table (avaliação de estabilidade com o veículo inclinado até 60° e de vazamentos de fluidos, inclusive combustível, nessa condição de inclinação), frenagem (prova avalia se as quatro rodas do carro param no mesmo instante), ruído (limite máximo de 110 decibéis), apresentação do projeto e design do veículo. Com aprovação nessas provas o carro da equipe V8 partiu para as avaliações dinâmicas da competição. Os estudantes enfrentaram testes de aceleração (quatro tentativas em uma distância de 75 m); Skid Pad e Autocross, que avaliam o desempenho e manobrabilidade do carro em um circuito fechado. "No domingo (09/11), somente cinco veículos haviam chegado até a última etapa que é a prova de Enduro que corresponde a 50% dos pontos da competição", explica o coordenador.

Sobre a equipe V8

A primeira formação da equipe V8 surgiu em 2003, quando um grupo de alunos do 3º ano - da primeira turma do curso de Engenharia Mecânica da Facens - se reuniu e decidiu comprar um Fiat 147 sucateado e montar um sistema totalmente automatizado para operar o carro à distância, por controle remoto. O nome V8 foi utilizado por causa dos tradicionais motores americanos, que são utilizados na maioria dos carros de alta-performance e também de passeio. Além disso, o nome V8 inspira potência, torque e o clássico ronco de motores de configuração "V".

O objetivo era aprender sobre os diversos mecanismos que compõem um veículo automotivo e fazê-lo andar. Naquele FIAT 147 foi necessário reparar e montar os sistemas de arrefecimento, transmissão, parte elétrica, verificação do estado do motor, montagem do motor no veículo, entre outros. A conseqüência daquele projeto é um sucesso lembrado até hoje por todos os alunos, funcionários e professores. O resultado (de longo prazo) está nas muitas conquistas da Equipe V8 e no reconhecimento do mercado que disputa seus integrantes, hoje trabalhando nas empresas do ramo automobilístico.

(*) Atua Comunicação

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central