"VIVAcidade - a sua cidade inteligente no século 21"                          "VIVAcidade - porque a cidade é imperdível"                          "VIVAcidade - conhecer é valorizar"                          "VIVAcidade - apoiando as pessoas que transformam a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.10.2008. Baixaria na campanha eleitoral paulistana

 (*) Nossa Opinião

A campanha eleitoral da capital paulista disputada entre Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) durante o horário eleitoral no rádio e na TV tem se mostrado muito abaixo do esperado quanto ao aspecto propositivo.

Não é preciso repetir que o eleitor está mais consciente e este tipo de linguagem comunicacional do gênero paródia não o fará mudar de voto. Porém, como estratégia de campanha é válido para ambos os envolvidos na campanha, caso estejamos compreendendo o lado midiático da campanha que, sendo propagandística, via de regra valoriza apenas o lado positivo do candidato. Já o lado negativo fica por conta do adversário.

A lógica da propaganda eleitoral de baixaria é simples: Marta faz uma música pegando no ponto fraco de Kassab que rebate na mesma moeda e vice-versa. A tentativa é anular ou neutralizar o outro através da crítica emotiva com palavras chocantes dentro do formato música que entra com facilidade na percepção do ouvinte-eleitor.

Assim, o que o público está testemunhando é um jogo de infantilidades e de “musiquinhas bobinhas” para cá e para lá sem o objetivo de mostrar ao eleitor propostas e idéias substanciais para a melhoria da maior e mais problemática metrópole do país.

É inegável que ambos os candidatos são as pessoas que mais conhecem a vida um do outro, principalmente a vida política. Isto ocorre porque a equipe que cuida da campanha propagandística eleitoral de cada candidato, num verdadeiro trabalho de FBI, faz um minucioso levantamento de todas as informações passadas e atuais sobre o seu adversário, inclusive informações de cunho pessoal. Tais informações podem servir para atacar ou para contra-argumentar o adversário em momentos de fragilidade.

Cada candidato conhece a verdade sobre o adversário, porém, a verdade em época eleitoral é sempre motivo de manipulação, visando o objetivo único da vitória nas urnas. É este jogo de manipulação da verdade (ou da mentira) através da mídia que pode deixar o eleitor confuso. Por outro lado, o que aparece na mídia não deve ser considerado maior do que aquilo que foi realizado de fato por ambos os candidatos quando outrora foram prefeitos de São Paulo ou estiveram em outros cargos públicos.

Em outras palavras, o eleitor deve condenar as baixarias emocionais da propaganda eleitoral e tomar como razão do voto as realizações passadas e as realizações atuais de ambos os candidatos. Se houve uma mudança positiva na vida do eleitor, se ele sentiu que cidade foi cuidada pelos gestores e pelas equipes de governo, se houve uma política positiva que somou em sua vida, é isso que deve ser considerado no momento do voto.

(*) Equipe VIVAcidade - 14.10.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central