"VIVAcidade - sua cidade, nossa paixão"                          "VIVAcidade - a cidade se faz presente"                          "VIVAcidade - a vida em movimento na cidade"                          "VIVAcidade - sinta a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
11.10.2008. IBGE aponta as 12 cidades mais influentes

 (*) Agência de Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (10), a relação das 12 cidades mais influentes no país. São Paulo aparece como a grande metrópole, seguida do Rio de Janeiro e de Brasília, no estudo "Regiões de Influência das Cidades 2007". A publicação levou em conta a localização das sedes de empresas, ofertas de transporte aéreo e terrestre, acesso ao ensino superior, além do comportamento de consumo das pessoas e a subordinação administrativa em âmbito federal.

Esta é a quarta edição da pesquisa, que já foi realizada pelo instituto em 1972, 1987 e 2000. A relação ainda aponta outras nove metrópoles: Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Belém, Porto Alegre, Goiânia e Fortaleza.

Mancha urbana

São Paulo aparece no topo da relação por concentrar 28% da população do país e 40,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em 2005. Segundo Evangelina Xavier Gouveia, geógrafa e uma das coordenadoras da pesquisa, São Paulo não representa apenas a capital do estado paulista, mas todas as cidades em seu entorno.

“Quando falamos da influência administrativa de São Paulo, tratamos de toda a mancha urbana que circunda a cidade. Não seria razoável separar a região metropolitana das demais áreas”, afirmou a geógrafa.

Influência

De acordo com o levantamento, São Paulo exerce influência até em cidades de Rondônia, Mato Grosso e Acre. Dessa forma, a rede de influência chega a 1.028 municípios brasileiros. “A internet poderia surgir como uma ferramenta que pudesse alterar esse panorama de consumo e acesso a bens públicos como saúde e educação, por exemplo, mas as pessoas ainda precisam se locomover de uma cidade para outra para viver”, disse Evangelina.

A segunda colocada na relação é a cidade do Rio de Janeiro, que conta com 11,3% da população do país em sua mancha urbana e 14,4% do PIB brasileiro em 2005. A influência do Rio de Janeiro alcança, ao todo, 264 cidades do Espírito Santo, de parte de Minas Gerais, e do Sul da Bahia.

Brasília representa 2,5% da população do país e 4,3% do PIB nacional. A extensão da influência abrange o Oeste da Bahia, alguns municípios de Goiás e do Noroeste de Minas Gerais.

Manaus representa 1,9% da população e 1,7% do PIB nacional. A influência é exercida, segundo o IBGE, em 72 cidades dos estados do Amazonas e Roraima.

Em Belém, a população representa 4,2% do país e 2% do PIB brasileiro. A influência administrativa é observada em 161 cidades do Pará, Amapá e parte do Maranhão.

A rede de influência de Fortaleza atinge 11,2% da população de 786 municípios do Ceará, Piauí, Maranhão e parte do Rio Grande do Norte e Recife. O PIB chega a 4,5%.

No Recife, a população representa 10,3% e 4,7% do PIB nacional. A influência é observada em 666 cidades de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e parte do Rio Grande do Norte.

A rede de influência de Salvador tem 8,8% da população do país e 4,9% do PIB. A influência foi detectada pelo IBGE em 486 cidades da Bahia e parte de Sergipe.

Belo Horizonte tem população de 9,1% do total e PIB de 7,5% do país. A influência é percebida em 698 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Curitiba tem 8,8% da população do país e 23,5% do PIB. A influência é detectada, pela pesquisa, em 666 cidades do Paraná e em parte de Santa Catarina.

Porto Alegre tem população de 8,3% da população e 9,7% do PIB nacional e influe em 733 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Gôiânia abriga 3,5% da população e 2,8% do PIB, em 363 cidades infuenciadas em Goiás, Tocantins, parte do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso.

Em 40 anos

Segundo o IBGE, desde 1966, alguns centros apresentaram crescimento, como Tocantins, Brasília, Rondônia, Mato Grosso, parte do Amazonas e do Pará. Manaus se consolidou com a Zona Franca e capitais do Nordeste, como Natal, São Luís, João Pessoa e Maceió.

De acordo com Evangelina, outras cidades perderam importância como Jequié (BA), Garanhuns (PE), Lages (SC) e Anápolis (GO), mas ainda ostentam um perfil de liderança regional. “Estas cidades não passaram por uma evoução sofisticada, mas ainda têm aquela influência estruturada como antes. O desenvolvimento e a implementação de melhorias de transporte, por exemplo, nestes últimos 40 anos, por outro lado, alterou positivamente a vida dos moradores dessas regiões”.

(*) G1 Notícias - 10.10.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central