"VIVAcidade - o importante é a vida"                          "Conheça as regiões de Sorocaba através do nosso Guia Visual - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - toda a cidade inteligente para você"                          "VIVAcidade - a vida nasce na cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
09.10.2008. Jornalistas usam mais a web para se informar

 (*) Agência de Notícias

Jornalistas brasileiros passaram a usar mais a internet do que os jornais como fonte de informação. Pesquisa bimestral realizada pela FSB Comunicações, conhecida como Barômetro da Imprensa, prova que sites e blogs vêm conquistando cada vez mais espaço, principalmente entre os profissionais com até dez anos de experiência.

Dos 563 entrevistados, 56,7% usam sites e blogs para se informar diariamente. Os jornais aparecem em segundo lugar, com 27,5%. Rádios, telejornais e revistas foram menos mencionados.

Segunda fonte de informação

Os jornais são a segunda principal fonte de informação (38%), seguidos da internet (30%), dos telejornais (16%), do rádio (8%) e das revistas (5%).

Experiência

Entre os que apontaram a internet como principal fonte de informação, os menos experimentes e atuantes em veículos online (73%) são os que mais procuram notícias e informações na web.

Por veículo

Cinqüenta e quatro por cento daqueles que trabalham em veículos online lêem mídia impressa, enquanto 32,5% daqueles que atuam em jornais e revistas se utilizam dos impressos para se informar.

Quem mais procura informações veiculadas em rádios são os profissionais que atuam nos próprios veículos (49,1%). O índice de leitura de jornais de quem atua em rádio é baixo, de 12,7%, enquanto 33,8% daqueles que trabalham em TV usam o veículo impresso para se informar.

Freqüência

No quesito freqüência de leitura, sites e blogs também saem na frente – 85,4% dos entrevistados disseram que lêem diariamente páginas na internet. Os jornais estão em segundo lugar, com 82,2% de leitura diária.

Quanto mais experiência no jornalismo, maior o índice de leitura. Quem menos lê jornais, por exemplo, são os menos experientes – 71% daqueles com menos de cinco anos de atuação na área têm o hábito de ler jornais.

Jornais preferidos

Em São Paulo, a Folha de S. Paulo é o jornal mais lido entre 73,1% dos entrevistados, seguido do Estadão (62,7%) e do Valor Econômico (14,9%). A Gazeta Mercantil está em último lugar, com 3,4% da preferência.

Já no Rio, O Globo sai na frente, com 69%, seguido da Folha (32,2%) e do Estadão (29,9%). O Jornal do Brasil teve 5,7% da preferência.

Jornalista/colunista mais lido/ouvido

As colunas de Arnaldo Jabor publicadas em diversos jornais e os comentários que o cineasta e jornalista faz na CBN e no Jornal Nacional (TV Globo) estão na preferência dos entrevistados, com 26,8%. Nesta questão, cada jornalista pôde indicar três nomes. Em segundo aparece Élio Gaspari (20,1%), seguido de Clóvis Rossi (19,7%).

Jabor também é o mais admirado, com 15,1% - cada jornalista indicou apenas um nome nesta questão. Gaspari teve 13,3%, em segundo lugar, e Heródoto Barbeiro ficou em terceiro, com 10,7%.

A pesquisa foi realizada em todo o País via e-mail.

(*) Portal Comunique-se - 09.10.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central