"VIVAcidade - muito mais que campanhas de cidadania"                          "VIVAcidade - o site dos melhores internautas"                          "VIVAcidade - de Sorocaba para o mundo"                          "VIVAcidade - localização por pontos de referência visuais"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
04.10.2008. A polêmica do voto obrigatório

 (*) Nossa Opinião

As pessoas interessadas no sistema eleitoral, aquelas que por algum motivo se beneficiam do mesmo, irão defendê-lo. Mas, é sabido que o cidadão em geral nem “molha o bico” em suas beneficies. Estamos falando do cidadão participar do poder e não assistir de camarote aqueles que lá estão decidindo sobre sua vida.

O voto obrigatório é sempre um assunto polêmico porque é obrigatório. Já reza a Constituição que ninguém poderá fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da Lei. Portanto, qualquer um pode anular o voto ou votar.

Ocorre que o sistema eleitoral que temos hoje no Brasil é injusto e afronta a democracia sim. Os candidatos que aí estão foram escolhidos pelos partidos por algum critério obscuro, que ninguém sabe, e que todos tem que aceitar e pronto e acabou. Algo muito parecido com a ditadura militar no tempo em que os governadores dos estados eram convocados sem nenhum tipo de votação por parte da população que simplesmente dizia amém.

A verdade é que os partidos políticos viraram verdadeiros feudos onde há uma meia dúzia de mandatários que decidem quem vai poder lançar-se candidato ou não. O cacique manda e a tribo obedece numa verdadeira demonstração cabal de que a ditadura militar ainda prevalece no Brasil, justamente dentro dos partidos políticos que ainda fazem questão de declarar publicamente que são os responsáveis pela democracia no país. Isto é uma grande incoerência, uma verdadeira esquizofrenia social que todos os brasileiros ainda hoje têm que engolir.

Na realidade, as eleições tornaram-se o momento em que os brasileiros irão aceitar o mandatarismo dos partidos políticos. Os eleitores irão respaldar tudo de errado que está acontecendo, toda a sujeira e toda a deturpação que ocorre internamente nos partidos políticos cujas ideologias também não são respeitadas.

Os candidatos que aí estão são fruto de uma escolha que não teve a participação da população, portanto, no mínimo, é correto afirmar que, sem dúvida, os partidos são uma afronta à democracia. Se hoje temos um candidato “bizarro” é porque o partido achou que o mesmo seria bom para representar a população. Mas como confiar num partido que confia num candidato sem preparo, ignorante e que sequer leu uma página da Constituição Federal? Alguma coisa está errada e precisa urgentemente ser corrigida. Onde estão as pessoas inteligentes e boas da cidade?

Os partidos devem ser remodelados para a democracia do século 21 e não serem utilizados como instrumento de dominação de uma meia dúzia que quer mandar nas cidades e prevalecer no poder a qualquer custo.

Os vereadores que estão hoje em Sorocaba, por exemplo, insistem em fazer coisas que a população não concorda como nomes de ruas, títulos de cidadania, etc. O interesse pessoal nestas atitudes por parte do edil existe sim e deve ser totalmente repudiado pela população. O eleitor não votou em vereadores para que os mesmos ficassem homenageando seus amigos pessoais ou parentes e ainda gozando de um salário astronômico pago pela própria população.

As eleições de amanhã, dia 05 de outubro, será para muitos, uma grande festa. Porém, para aqueles que não concordam com o atual sistema eleitoral deturpado, a opção de anular o voto é um direito muito mais sincero do que o voto obrigatório no candidato “menos pior”. Afinal, não devemos aceitar o “menos pior” e sim o melhor para a nossa cidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 04.10.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central