"Motorista: RADAR: 40km/h na Rua Aparecida, número 1013, no sentido bairro-centro"                          "Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "Motorista, não se distraia ao volante, antes de entrar no veículo, certifique-se de que o seu celular esteja desligado - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - a visão total da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
25.08.2008. Sugestões ao Turismo de Sorocaba

 (*) Edward Silva Jr.

Li no VIVAcidade o texto correspondente ao trabalho da equipe Fox sobre turismo em Sorocaba. Na minha opinião, só as edificações históricas e seus respectivos espaços culturais por si só não são suficientes para estimular o turismo nas cidades. Porém, com a restauração de edifícios históricos e conseqüente ampliação das opções culturais na cidade, tomo a liberdade de fazer sugestões.

Seria possível, aos domingos, que atores amadores encenassem caracterizados situações do dia-a-dia da época dos locais da cidade? Por exemplo, próximo ao Mosteiro de São Bento, atores ficariam caracterizados e agindo como habitantes locais na época da criação do mosteiro, cantores entoando músicas gregorianas, etc.

Outro exemplo seria nas imediações da Estação Sorocabana: poderiam encenar a vida, chegada/partida de um trem ou mesmo simular uma fictícia visita de um engenheiro da ferrovia até a estação para inspeção (ou coisa parecida) sempre em alguns mesmos horários, mas os atores não poderiam interagir com o público já que estariam vivendo em outra época.

Como exemplo, temos a troca da guarda em Londres que ocorre sempre em mesmo horário. É de inegável apelo turístico e facilita o agendamento das visitas pela constância nos horários.

Seria possível tudo isso com o apoio de empresas através da Lei Rouanet?

A idéia é fazer com que sejam criadas várias atrações em horários e locais históricos diferentes para fomentar o turismo aos domingos.

Acho que isso poderia atrair turista nacional e principalmente internacional sem interferir no dia-a-dia das semanas, sendo repassados, posteriormente, a outras cidades da região.

Vejo que existem outras melhorias que deveriam ser observadas neste momento em que a cidade passa por um novo renascimento.

Por exemplo, acho que os táxis de Sorocaba deveriam ser padronizados, pelo menos no que diz respeito à sua cor. Poderiam usar uma cor próxima do amarelo mesmo, tal qual usada em outros países, já que o amarelo faz parte da bandeira da cidade. Isso demonstraria ao visitante, acredito, um pouco da organização do município. Acho que a despadronizaçao não combina mais com uma cidade de mais de 500.000 habitantes.

Num momento em que se incentiva transportes alternativos, se quisermos localizar um táxi na cidade, temos de procurar a placa ou olhar para o teto do veículo. Isso não cabe mais e deveria estar ultrapassado.

Em resumo, gostaria que a cidade unisse o útil ao agradável, com relação aos finais de semana, e também aumentasse a percepção de que é preciso trocar alguns hábitos por outros mais condizentes com o novo cenário que surge no horizonte de Sorocaba.

Para concluir, não tenho nenhuma intenção ou interesse pessoal na implantação das idéias propostas e nem desejo deixar de ser uma pessoa a mais na multidão. Apenas procuro colaborar onde acho possível. Exemplo: para tentar divulgar o Parque Quinzinho de Barros fui até o local, tirei várias fotos, pesquisei sua origem e escrevi um artigo na Wikipedia que estou vertendo para os idiomas Inglês, Francês e logo para o Alemão.

Creio que os setores competentes de Sorocaba poderiam se sentir incentivados a uma mudança de padrões bem como à avaliação de idéias alternativas (como as mencionadas acima) relativas ao turismo na cidade e na região.

(*) Edward Silva Jr. é cidadão de Sorocaba.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central