"VIVAcidade - o mundo todo de olho na cidade"                          "VIVAcidade - viva a vida, viva a cidade!"                          "O site VIVAcidade está registrado no INPI e protegido por leis de proteção à propriedade intelectual - Equipe VIVAcidade - Depto. Jurídico"                          "VIVAcidade - toda a cidade inteligente para você"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
09.08.2008. Sorocaba: Uma Cidade Digital

 (*) Agência de Notícias

Zoológico pela internet, imposto online, reclamação contra empresas via computador, cadastro de novos empreendimentos pela rede mundial de computadores. Tudo isso existe em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, a 96 quilômetros de distância da Capital, que chama a atenção não só pelo uso que faz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como também pela criatividade nos serviços oferecidos aos cidadãos e investidores.

O município, de aproximadamente 578 mil habitantes, conseguiu proporcionar acesso à internet a todos os órgãos de governo e, com isso, agilizou processos e economizou recursos. Porém, como a imaginação da equipe de informática da prefeitura não parou por aí, Sorocaba estabeleceu algumas parcerias que deram novos usos às TICs e ganhou um prêmio por isso.

Um projeto piloto da Microsoft, por exemplo, conecta à internet o zoológico da cidade, o terceiro maior da América do Sul. Visitantes podem se ligar à rede durante a estada no local, e, em breve, poderão acompanhar também a vida dos animais 24 horas por dia. A Microsoft está testando uma nova tecnologia de vídeo na cidade. Com ela, será possível ver o que acontece por todo o zoológico, pois câmeras serão instaladas nas jaulas dos animais. "Pesquisadores e estudantes serão bastante beneficiados", garante Umberto Nanini, diretor do departamento de informática de Sorocaba.

Procon Online e Empres@ Fácil

Outro uso pouco dado pela prefeitura paulista, e pouco visto no Brasil, é o Procon Online. Por intermédio dele, os cidadãos poupam tempo quando querem prestar queixa contra serviços ruins. Basta preencher um formulário com seus dados e informar o e-mail. O serviço repassa a reclamação à empresa e dá um prazo para que o cidadão compareça pessoalmente ao Procon pra oficializar a queixa, a fim de evitar reclamações infundadas.

Assim, evita-se a formação de filas, e o processo fica mais rápido. Também é possível acompanhar o andamento da queixa via Internet. Segundo a prefeitura, as filas que antes chegavam a ter mais de 200 pessoas nos períodos de pico, como fim de ano, agora se resumem a no máximo cinco reclamantes, que conseguem resolver seus problemas com rapidez.

Quem também ganhou agilidade com a disseminação das TICs foram as empresas, com o programa Empres@ Fácil. Todo o processo de abertura de negócio já pode ser feito por intermédio da rede mundial de computadores, desde a consulta de terrenos e imóveis até o agendamento de inspeções da vigilância sanitária e demais órgãos que precisam dar seu aval antes de a empresa começar a funcionar. "Isso evita imprevistos para todos", garante Nanini. "Antes, uma empresa chegava a construir um prédio para depois obter autorização para funcionar. Hoje, acontece o contrário".

O diretor do departamento de informática afirma que, recentemente, uma empresa chegou a conseguir o alvará de funcionamento em duas horas. "Talvez seja um recorde mundial", arrisca. Recordista ou não, devido à inovação, Sorocaba recebeu o prêmio de excelência do Conip, na categoria "Cidade Digital" A premiação agracia as melhores iniciativas de governo eletrônico do Brasil.

Modernização da administração pública

Também foi pensando em economias que a prefeitura da cidade decidiu investir na modernização da administração pública. Em 2005, foi definido um novo plano estratégico e de desenvolvimento de Sorocaba, que começou a ser posto em prática no ano seguinte. Entre as diretrizes, estavam a melhoria da comunicação entre os órgãos municipais e a mudança do perfil das indústrias da cidade. "Queríamos atrair empresas voltadas para a inovação tecnológica", afirma o secretário de Governo e Planejamento, Maurício Biazotto.

Foram pesquisadas diversas soluções e WiMAX foi a tecnologia escolhida por atender melhor a demanda da prefeitura. O gasto seria menor para o alcance desejado já que, apesar do médio porte, a cidade não possui um serviço privado adequado de acesso à banda larga de internet. Uma empresa de telefonia local foi chamada para oferecer uma solução para o problema, mas a proposta foi considerada "inviável".

Novas máquinas foram adquiridas para as secretarias e antenas foram instaladas em seis pontos estratégicos da cidade para conectá-las. Um link de 10 Mbps foi adquirido com a Telefônica e espalhado pela cidade.

O passo seguinte foi começar a oferecer acesso à população por meio do Sabe Tudo, telecentro voltado para a oferta de serviços ao cidadão. A experiência deu certo e a internet chegou, então, às unidades de educação e saúde.

Atualmente, a "nuvem de conectividade" cobre praticamente toda a cidade, mas os moradores não possuem acesso gratuito. O custo do projeto chega a R$ 1,5 milhão, e Nanini garante que os gastos serão rapidamente cobertos pela economia proporcionada, principalmente pelo uso da telefonia via IP. As projeções da prefeitura prevêem que cerca de R$ 120 mil sejam economizados mensalmente com a adoção da nova tecnologia que já está sendo implementada. Assim, em cerca de um ano, o investimento já apresentaria retorno.

Mapa social

O poder público municipal também utiliza a tecnologia para construir seu "mapa social", ferramenta que cadastra por meio da web as famílias em maior estado de vulnerabilidade social na cidade. Atualmente, 9 mil residências estão cadastradas. No começo, elas foram reconhecidas a partir de visitas físicas, mas a atualização dos dados é feita via internet. "Assim conseguimos mapear as regiões mais carentes de cada serviço, para que possamos planejar melhor nossos investimentos em saúde, educação e segurança", explica o secretário de Governo e Planejamento, Maurício Biazotto.

Um exemplo: se uma determinada região possuir maior incidência de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, um novo posto de saúde será construído lá. Campanhas de prevenção também podem ser concentradas no local. "Isso evita desperdícios e torna os investimentos públicos mais eficientes", lembra Biazotto.

Por Marcelo Medeiros.

(*) Guia das Cidades Digitais - 07.08.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central